12.12.10

PREFEITA MARIA DE LOURDES COM A CNM EM BRASÍLIA


O ano de 2010 está chegando ao fim, mas a economia ainda sente reflexos da crise de 2009. E, em busca de mais recursos, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizou no mês passado uma mobilização em Brasília. A prefeita de Alto Rio Doce, Maria de Lourdes, esteve presente ao evento, que teve como um dos pontos principais a luta pelo aumento do Fundo de Participação Municipal (FPM).
Os prefeitos voltaram de Brasília com a promessa de um aumento de 1% no recurso do FPM para os próximos meses. É com este recurso do Fundo que muitos municípios sobrevivem, principalmente os pequenos, como é o caso de Alto Rio Doce.
— Muitos municípios têm passado dificuldades, pois o FPM sofreu redução em 2009 e não acompanhou a volta da economia ao rumo certo em 2010. Alto Rio Doce depende deste recurso. Espero que o aumento deste recurso aconteça, pois precisamos dele para trabalhar — lembrou a prefeita Maria de Lourdes.

SENHORA DOS REMÉDIOS E SEUS 57 ANOS


Uma história que começou com o sonho de um grupo de 50 homens e que no dia 12 de dezembro completa 57 anos. Este é o município de Senhora dos Remédios, que era distrito de Barbacena, mas conseguiu sua emancipação em 12 de dezembro de 1953 junto ao governo de Minas, quando o Estado tinha como administrador um dos mais famosos políticos do Brasil, Juscelino Kubstchek de Oliveira, que depois veio se eleger presidente da República.
No ano de 1954, o município foi administrado pelo Senhor José Isaias de Carvalho, que era de Belo Horizonte e foi designado pelo governo do Estado. Em 1955, foi realizada a primeira eleição, com o Senhor José Paulo de Assis sendo eleito o primeiro prefeito de Senhora dos Remédios.
E na história de 57 anos de Senhora dos Remédios está a prefeita Sônia Milagres. Em seu segundo mandato, Sônia foi a primeira e única mulher a ser eleita prefeita no município.
Senhora dos Remédios tem registrado grande crescimento e grande força de sua economia vem do campo. Com 10.200 habitantes, o município tem 75% da população vivendo na zona rural, com predominância de pecuária de leite e agricultura de subsistência.
Outro fator que contribui para o crescimento do município, que possui uma área de 237km², é o fato da cidade ser privilegiada pela posição geográfica, ficando a 180 quilômetros da capital Belo Horizonte e a apenas 28 quilômetros de uma das principais rodovias do país, a BR-040.

NASCIMENTO DO MENINO JESUS


A expectativa pela chegada do Natal já toma conta da maioria da população. E nesta data que o comércio mais vende, porém, o 25 de dezembro está entre as principais dos católicos, pois seria o dia do nascimento de Jesus. E, para marcar a data, uma tradição, seguida também na região, é a montagem de presépios. Eles representam o nascimento do Menino Jesus na gruta de Belém.
Em Vitorinos, João Miranda é uma das pessoas que seguem a tradição da montagem de presépio. Ele segue o costume deixado por seus pais, já falecidos, Zezé e Ubaldina, que estavam sempre ligados a ações da Igreja Católica, montando o presépio todos os anos na sala de sua casa. São mais de 200 peças, algumas feitas artesanalmente de barro e que antes ficavam na casa de sua mãe. O presépio na casa de João é visto todos anos por muitas pessoas, inclusive com professores levando alunos para entender um pouco mais da história do Menino Jesus.

JEEPS E MOTOS


Adrenalina não vai faltar. É o que está prometendo os organizadores do 1º Trilhão de Jeeps e Motos de Rio Espera. O evento promete agitar não só a cidade, mas também municípios vizinhos do dia 21 ao 23 de janeiro de 2011. Além do som dos veículos, os três dias terão de shows musicais em Rio Espera.

FUTEBOL EM VITORINOS

Após ser anunciado com exclusividade, em outubro, pelo jornal Monitor Regional, o Campeonato de Futebol de Vitorinos vai mesmo ser realizado no início do próximo ano. A comissão organizadora já definiu que a competição, que deixou de ser realizada nos últimos anos, mas sempre foi tradicional na região, vai começar no último domingo de janeiro de 2011.
A expectativa é que o Campeonato conte com a presença de oito clubes, que devem jogar com 1º e 2º quadros, somando assim 16 times.
Algumas equipes já confirmaram presença na competição: Rio Espera, Alto Rio Doce, Remediense, Senra e o Fluminense de Vitorinos. Os próximos times que estarão na competição serão definidos até o final deste ano.

MORADORES DEIXAM ÁREA DE RISCO


Com as fortes chuvas do último mês em Alto Rio Doce, algumas famílias, na rua Primeiro de Maio, no Jardim dos Croatas, tiveram suas residências danificadas e com risco de desabamento. Desta forma, a Prefeitura retirou as famílias das casas e está pagando aluguel para elas, enquanto estuda uma forma para construir outras moradias, que serão destinadas a estas pessoas que tiveram que antes residiam em área de risco.
As duas famílias passaram por momentos difíceis quando a enxurrada começou a entrar em suas residências. As chuvas danificaram a estrutura de três das quatro residências construídas no terreno.
Além desta ação, a Prefeitura também está monitorando outras áreas, um vez que durante o período de chuva o risco de desabamento aumenta e o município conta com várias construções em áreas de morros.

CARDEAL DE CAPELA NOVA - DOM RAYMUNDO

Nascido em Capela Nova, Dom Raymundo Damasceno Assis foi nomeado Cardeal pelo Papa Bento XVI. Ele participou, no último dia 20 de novembro, da cerimônia onde recebeu do Papa o anel de Cardeal, no Vaticano. Dom Raymundo é atualmente atual arcebispo de Aparecida e membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e da Pontifícia Comissão para América Latina, na Santa Sé.
Dom Raymundo nasceu em 15 de fevereiro de 1937 em Capela Nova. No ano de 1955, ele entrou para o Seminário Menor na cidade de Mariana, onde cursou o segundo grau. Em 1961 foi para Roma onde cursou filosofia e, em 1965 para a Alemanha, onde acompanhou o Curso Superior de Catequese. Em 19 de março de 1968, ele foi ordenado padre.
Após exercer várias funções, Dom Raymundo foi ordenado Bispo em 15 de setembro de 1986 na Catedral de Nossa Senhora Aparecida, em Brasília. Como Bispo, além dos muitos cargos exercidos, ele ocupou também ao cargo de Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
No dia 20 de outubro de 2010, o Papa Bento XVI anunciou que Dom Raymundo seria Cardel. Com a eleição de Dom Raymundo Damasceno, o Brasil passa a dispor de nove cardeais, dos quais seis são eméritos.
Além das ações junto à Igreja, Dom Raymundo destacou-se também nas letras, sendo eleito membro da Academia Brasiliense de Letras, em novembro de 2003, tomando posse na cadeira 33.

TÍTULO FICA COM O ALTORIODOCENSE


Com futebol convincente, o Altoriodocense venceu o Olimpic, por 1 a 0, gol de Natan, no estádio Santa Tereza, em Barbacena, e ficou com o título do Campeonato Amador da Liga de Barbacena. Ainda no gramado, o ex-jogador e hoje presidente do Altoriodocense, Selminho, dedicou o título a seu pai, Anselmo Mendes de Paiva, que faleceu no mês passado: “Este título, com certeza, é dedicado a ele (Sr. Anselmo)”.
Com a vantagem de ter vencido a primeira partida da decisão por 2 a 1, o Altoriodocense, mesmo jogando fora de casa, partiu par o ataque, com o Olimpic saindo em contra-ataques, mas que não assustavam.
No primeiro tempo, com Felipe, duas vezes na cara do gol, o Altoriodocense teve chances de sair na frente. Dieguinho, em cobrança de falta, também obrigou o goleiro Zeba a salvar o gol do Olimpic.
Na etapa final, Natan, que havia acabado de entrar, aos 22 minutos, recebeu na área e deu um leve toque para fazer o gol do título do Altoriodocense. Com a vantagem no placar foi só administrar.
Além do título, o time do Altoriodocense teve também o artilheiro da competição, o atacante Felipe.

HORA DA LUTA - KARATÊ DE CONTATO


Com apenas nove atletas, mas muita disposição, a Academia Pantera Negra, de Senhora dos Remédios, sob o comando do professor Cristiano Gonçalves Dias, participou, no último dia 28 de novembro, do Campeonato Brasileiro de Karatê de Contato, na cidade Cajamar-SP.
Na disputa com equipes de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia entre outros, a Academia Pantera Negra, terminou a competição na segunda colocação, pelo número de vitórias de lutas vencidas. O atleta mais bem colocado da academia remediense foi Anderson Luciano Bittencourt, com a quarta posição na categoria faixa branca à laranja.
— Vencer é sempre o primeiro objetivo, mas a expectativa é também para conseguir a Bolsa Atleta. Infelizmente não conseguimos desta vez, mas mostramos nossa força, terminando o campeonato em segundo lugar, ficando à frente de academias que levaram um número bem maior de lutadores para o evento — disse o professor Cristiano.
A Prefeitura de Senhora dos Remédios apoiou a Academia Pantera Negra no evento em São Paulo.

15.11.10

Obra paralisada pela Prefeitura de Alto Rio Doce


Por melhoria e visando o bem estar da população, a prefeita de Alto Rio Doce, Maria de Lourdes, conseguiu junto a Secretaria Estadual de Transporte e Obras Públicas (Setop) uma verba no valor de R$ 400 mil para obras de infraestrutura na Av. Desembargador Pedro Lícinio e na Rua Juquinha Tote, no Bairro Jardim dos Croatas (Cruzeiro).
A empresa vencedora da licitação foi a Engelmar Construções LTDA., sendo que a ordem de início para a execução dos serviços contratados foi em julho deste ano. Atualmente, a obra está paralisada por determinação da Administração Pública Municipal “devido ao fato de que os materiais empregados (bloquetes) pela empresa estão fora das especificações técnicas determinadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), exigência esta prevista no edital e no contrato, ambos oriundos do certame licitatório”.
Em ato fiscalizatório, a Administração constatou através de laudo técnico que os bloquetes analisados tiveram resultado de compressão inferior ao que é exigido pela ABNT, assim a prefeita Maria de Lourdes em seu despacho administrativo, que contém diversas observações, ressaltou que: “E por fim, CONSIDERANDO que uma obra pública municipal tem a finalidade de melhorar a qualidade de vida da comunidade e contribuir para o crescimento econômico do município, o que faz com que a qualidade de uma obra pública seja um atendimento ao interesse público, passo a deliberar: 1) determino a suspensão, pelo prazo de 15 (quinze) dias, dos serviços prestados pela empresa Engelmar Construções Ltda., lapso este suficiente para verificar, através de novos laudos, a qualidade dos bloquetes fabricados e empregados na obra de calçamento”.
Foi assim ordenado o embargo da obra através de despacho da prefeita, estando a Administração aguardando o resultado de novos laudos nos bloquetes utilizados para decisão do prosseguimento ou não dos serviços pela empresa contratada, a qual até o presente momento, mostrou-se interessada em solucionar as irregularidades encontradas.
A prefeita destacou que: “A finalidade primordial da Administração Pública Municipal é garantir que os serviços a serem executados obedeçam os requisitos contratuais pré-estabelecidos, proporcionando o bem estar da população local com uma obra de qualidade”.

Prefeita Sônia - Entre 50 melhores do Brasil


Trabalho reconhecido nacionalmente. Assim pode ser definida administração da prefeita de Senhora dos Remédios, Sônia Milagres. No último dia 5 de novembro, Sônia recebeu diploma e medalha por estar entre os 50 melhores prefeitos do Brasil, durante a 6ª Solenidade de Premiação Melhores Administrações Municipais Brasileiras de 2010 Sob o Enfoque da Sustentabilidade Urbana – Top Prefeitos 2010, em um hotel de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. A premiação é uma iniciativa do Instituto Ambiental Biosfera e o também Instituto Brasileiro de Estudos Especializados (Ibrae).
Os responsáveis pela premiação Top Prefeitos 2010 formaram uma Comissão à qual coube fazer levantamento prévio do perfil das administrações municipais, sob o enfoque da sustentabilidade, com análise de avanços econômico, social, ambiental e cutural para chegar aos indicados a receber a premiação. Foram feitas entre 500 e 3 mil consultas, através de formulários, em cada Estado. Antes da escolha, porém, as administrações citadas ainda passaram por uma aprovação dos Conselhos Diretores do Instituto Biosfera e do Ibrae.
— Esta premiação mostra que, mesmo em um momento difícil, estamos conseguindo fazer uma boa administração. Para se ter uma idéia, o Fundo de Participação dos Municípios está menor hoje que em 2008. Isto mostra como o momento é complicado. É como diz aquela frase: “é muito com pouco”, o que torna mais gratificante este reconhecimento. E também, ser escolhida em uma pesquisa que inclui os prefeitos de todo Brasil, só valoriza o prêmio — destacou Sônia Milagres.

"Um Brasil com alma e coração de mulher"

Primeira mulher presidente no Brasil
Ela vai completar 63 anos no dia 14 de dezembro, mas, o presente, Dilma Vana Rousseff, já ganhou. Ela é a primeira mulher a ser eleita presidente do Brasil. A petista, que nasceu em Minas Gerais, mas viveu grande parte de sua vida no Rio Grande do Sul, leva para Brasília um pouco de cada Estado. E a forma como guarda raízes nos dois estados pode ser mostrada através de uma paixão dos brasileiros, o futebol. Dilma torce para o mineiro Atlético e pelo gaúcho Internacional.
Se durante a ditadura Dilma foi perseguida e precisou usar nomes como Luiza, Marina, Estela, Maria, Wanda e Lúcia, hoje ela representa muitos outros nomes, os nomes de milhões de mulheres brasileiras que esperam ser bem representadas pela primeira mulher que chega ao posto mais alto da política do Brasil.
Primeira presidente eleita do Brasil, Dilma mostrou firmeza em suas primeiras palavras após a vitória e, ao lado do presidente, sobre o que esperar de seu governo, foi taxativa: “Um Brasil com alma e coração de mulher”. Ela falou do que pensa do futuro do país: “Sempre com a convicção de que a Nação Brasileira será exatamente do tamanho daquilo que, juntos, fizermos por ela”, assim Dilma encerrou seu primeiro discurso como presidente eleita do Brasil.
Dilma Roussef (PT), com 55.752.529 (56,05%) votos, venceu José Serra (PSDB), que obteve 43.711.388 (43,95%) votos.

Edson Rezende fala sobre Dilma
Nas urnas de todo Brasil, Dilma Rousseff (PT) já foi aprovada. E na região não foi diferente. Os administradores públicos regionais apostam em um governo de continuidade do trabalho que vem sendo desempenhado pelo presidente Lula. Vice-prefeito de Barbacena e ex-deputado estadual, Edson Rezende (PT) é um dos que falam com entusiasmo sobre a primeira mulher eleita presidente do Brasil.
— Dilma tem experiência vasta no Executivo, tendo coordenado vários projetos de grande envergadura, tais como o Minha Casa Minha Vida, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Programa Luz para Todos e o Pré Sal. Conhece também o Legislativo, principalmente quando atuou como Ministra Chefe da Casa Civil. Tem, portanto toda a capacidade de fazer um bom governo. Tem, portanto, a capacidade de fazer um bom governo, e isto é o que espera o povo brasileiro — declarou o médico Edson Rezende.

Nas ondas da 87,9 - Rádio Alto Rio Doce


Um sonho idealizado pelo Padre Geraldo, hoje falecido, mas ainda um nome muito respeitado entre os altoriodocenses, e também pelo Padre Marcos Macário, a Rádio Comunitária 87,9 Alto Rio Doce, é uma realidade que, mesmo operando dentro das normais regulamentadas pela Anatel, alcança grande parte do município de Alto Rio Doce e ainda chega a pontos dos vizinhos Cipotânea, Desterro do Melo e Senhora dos Remédios, devido a localização geográfica da cidade, que fica em ponto alto, sempre procurando atender a comunidade.
Após iniciar suas transmissões no ano de 1998, a Rádio de Alto Rio Doce acabou ficando fora do ar por dois anos, entre 2001 e 2003, quando sua documentação foi totalmente regulamentada, a 87,9 voltou ao ar e nunca mais teve seu sinal interrompido. Dirigida pela Associação Comunitária de Comunicação de Alto Rio Doce, a emissora, fica no ar das 6h às 19h, de segunda a sábado, e das 4h às 11h, aos domingos.
— A Rádio Comunitária de Alto Rio Doce surgiu do sonho dos padres Geraldo e Marcos, mas temos sempre que lembrar pessoas que foram muito importantes na luta pela concretização da rádio. Devemos sempre agradecer ao defensor público Luiz de Souza Damasceno, Geraldinho do Fota, Mara Lucia de Carvalho Cruz, Maria Helena Dias, Juca Mário, Solange Marinho. Se hoje o sonho se concretizou, devemos agradecer as estas pessoas que lutaram para que tudo isto fosse possível — destacou o atual presidente da Associação responsável pela Rádio, Cleber de Oliveira Silva.
Com uma programação variada, atendendo vários segmentos musicais, a Rádio 87,9 ainda conta com programação religiosa, além das missas aos sábados e domingos, a emissora conta com o programa Sede de Deus, com o Padre Luiz Faustino. Entre os programas musicais, destaque para Hora da Saudade, Mistura de Ritmos, Sertanejo e Sertanejo Raiz. Tem também o Sabadão Especial – Ligou Tocou, com apresentação de André Vieira, que dá vários prêmios e tem a participação de ouvintes até de outros municípios. Entre os locutores, o espaço é dividido também por Wesley Antune, Zé Garcia e Gilberto Cantarino, além de Cleber Oliveira.
Como rádio comunitária, a 87,9 sobrevive de apoio culturais do comércio local e, pelos serviços prestados a comunidade, foi reconhecida de Utilidade Pública pelo município. E, na prestação de serviços, a Rádio passará a contar também com um programa de informações sobre o que é destaque na Prefeitura.

Governo de Minas planeja 2011


As revisões anuais do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) de Minas Gerais foram distribuídas entre a capital e também cidades do interior. São João Nepomuceno foi o município da região a receber a discussão, no último dia 5 de novembro, sobre propostas e investimentos que o Governo de Minas poderá realizar em prol da população no orçamento de 2011.
A prefeita de Alto Rio Doce, Maria de Lourdes Moreira, esteve presente ao encontro em São João Nepumuceno: “É sempre uma oportunidade de estar discutindo ações que possam beneficiar não só Alto Rio Doce, mas também municípios vizinhos. Foi muito importante ter esta discussão aqui no interior”, disse.
Relator da revisão 2010 da PPAG, o deputado Lafayette Andrada destacou a participação popular entre os destaque no Plano: “A participação das pessoas nas decisões do Poder Público fortalece o espírito da democracia e contribui com a busca do Estado pelas necessidades da população”, explicou o deputado.

Vereadora Cidinha recebe prêmio


Em sua primeira participação na Câmara de Senhora dos Remédios, a vereadora Cidinha foi destaque no último mês, quando recebeu a “Medalha Imperador Dom Pedro II – Colar de Bronze” do Instituto Tiradentes. A medalha foi uma premiação por ela ter sido escolhida como sendo um dos três mais bem avaliados vereadores do município, através de pesquisa de opinião pública realizada pelo próprio Instituto.
A entrega da medalha aconteceu no mês passado durante o XXVII Simpósio Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais, que aconteceu em outubro, na cidade de Tiradentes. “Receber uma medalha como esta é muito importante. É saber que o trabalho que estou realizando na Câmara está sendo reconhecido”, destacou a vereadora.
E o trabalho desempenhado na Câmara de Vereadores já havia rendido uma homenagem a vereadora Cidinha, em junho, durante evento realizado em Belo Horizonte.

Medalha também a secretárias municipais



As secretárias de Educação, Norma Gomes Duarte, e de Saúde, Cacilda Guerra, de Alto Rio Doce também receberam do Instituto Tiradentes a Medalha Imperador Dom Pedro II, porque, segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), conseguiram resultados acima do previsto pela Constituição Federal.

15 Anos - Parabéns


Thayná Vasconcelos comemorou com, no último dia 30 de outubro, com familiares e amigos, seus 15 anos. A festa de aniversário da jovem cantora começou com uma missa em ação de graças, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

25.10.10

Saúde em destaque em Alto Rio Doce


Entre as prioridades de quase todos os governos está a Saúde. Em Alto Rio Doce não está sendo diferente. Com cerca de 35% da obras já realizadas da Unidade Básica de Saúde (UBS) da sede do município, a Prefeitura agora anuncia também a construção da Farmácia de Minas, que visa a melhoria de infraestrutura do serviço farmacêutico e do acesso da população aos medicamentos.
— A Saúde tem sempre que ter uma atenção especial. E no nosso governo isto está acontecendo e prova disto é a construção desta Unidade Básica de Saúde e, agora, a vinda da Farmácia de Minas para o município — disse a prefeita Maria de Lourdes.
Se a Unidade Básica de Saúde já está em fase de construção, a Farmácia de Minas, que é uma parceria da Prefeitura com a Secretaria de Estado de Saúde, não demora a sair do papel. Foi realizada licitação, que, inclusive já foi homologada, para a contratação de uma empresa especializada para realizar a obra de construção da farmácia básica.

Valorização à Educação


Os servidores da Secretaria de Educação de Senhora dos Remédios foram brindados com um jantar de confraternização em 15 de outubro, dia dedicado ao professor, mas a homenagem feita pela Prefeitura acabou sendo para todos os funcionários do setor.
— A Educação merece sempre atenção especial e não podíamos deixar de homenagear estes profissionais que tanto se dedicam — disse a prefeita Sônia Milagres.
Além dos servidores, a festa contou com a presença de autoridades municipais. Além da prefeita estavam presentes o vice Dirceu Passos e a secretária municipal de Educação, Érica Scaldini.

Alto Rio Doce faz festa para idosos




Verdadeiras tardes de confraternização para a melhor idade. Assim foram as comemorações da Semana do Idoso em Alto Rio Doce. A Prefeitura, através do Cras e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma programação variada para os idosos dos distritos de Arco Verde, Missionário, Abreus, Vitorinos e também para aqueles que moram na sede do município. As equipes do PSF estiveram presentes ao evento, que contou com médico, enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social, além da participação da prefeita Maria de Lourdes.
Arco Verde foi o local escolhido para abrir a programação. No dia 27 de setembro, os idosos do distrito participaram do evento na Escola Municipal Professora Maria Inocência Caldeira Gomes, com palestras, apresentações de alunos da rede municipal e da equipes do Cras, além de lanche e bingo.
No dia 28 de setembro, o evento foi realizado em Missionário, também com apresentações e palestras. Teve ainda desfile, bingo e jantar. No dia seguinte, foi a vez de Abreus também receber a programação, com a presença de alunos do Projovem Adolescente, exercícios para os idosos, desfile, teatro, bingo e lanche.
Vitorinos teve homenagem aos idosos no dia 30 de setembro, também com paltestras, desfile, sorteio e jantar. O encerramento, em 1º de outubro, foi na sede do município, com palestras, apresentação do grupo da Melhor Idade, desfile e lanche, sendo que o último dia teve também a presença de equipes dos distritos.

Horário de Verão no Brasil


Dias maiores e, em consequência, economia de energia. Esta é a meta do horário de verão, que este ano começou no dia 17 de outubro e terá seu fim em 19 de fevereiro de 2011. Mas a mudança acontece somente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Porém, apesar do horário ser adotado há vários anos, na região, algumas pessoas ainda resistem a mudança, principalmente na zona rural.
Utilizado em mais de 30 países, o horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil na década de 1930, no governo de Getúlio Vargas. Naquele ano, o horário vigorou de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932.
Em 1985, após 18 anos sem ser utilizado, o horário de verão foi novamente adotado devido à queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Depois desse período, o horário de verão passou a ocorrer em todos os anos.
Em 2008, um decreto presidencial estabeleceu datas fixas para o início e término do horário de verão brasileiro. A mudança ocorre sempre entre o terceiro domingo de outubro e o terceiro domingo de fevereiro (se coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão será transferido para a semana seguinte).

Futebol em Vitorinos


Tradicional na região, mas há alguns anos sem ser realizado, o Campeonato de Futebol de Vitorinos pode voltar a ser disputado no próximo ano. Uma comissão organizadora já está sendo montada e a expectativa é que a competição possa ser disputada entre janeiro e março de 2011. Equipes da região já estão sendo sondadas sobre a possibilidade de estarem presentes na competição, que, a princípio, contará com oito clubes, porém, ambos representados por dois quadros, o que representaria 16 times na disputa.
O Campeonato de Futebol de Vitorinos começou a ser disputado na década de 1990, ainda no campo antigo do distrito, mas também teve edições no atual campo, quando a disputa chegou a tal ponto que alguns times se reforçaram até mesmo com jogadores profissionais. Atletas como Cláudio Caçapa, atualmente zagueiro do Cruzeiro, e o meia Clayton, que foi revelado pelo Atlético e se destacou na Europa jogando no futebol português pelo Porto, já participaram da competição em Vitorinos ao lado do ex-profissional vitorinense Ricardo Mendes (foto).

23.9.10

Produtor rural terá evento do Imder em Alto Rio Doce

O Instituto Mineiro de Desenvolvimento do Empreendedorismo Rural (Imder) vai realizar o Encontro dos Produtores de Bucha Vegetal, no dia 27 de setembro, no Salão Paroquial de Alto Rio Doce. O evento terá início com recepção e café da manhã previstos para as 9h, com palestra de abertura a ser proferida às 9h30. Além dos altoriodocenses, também são esperados produtores de outras cidades co- mo Cipotânea e ainda pessoas interessadas no desenvolvimento da economia e da sociedade dos municípios da região.
A finalidade do encontro e desenvolver a cadeia produtiva da bucha vegetal, gerando trabalho e renda para os produtores mineiros. O evento encontro terá a presença de produtores e representantes da sociedade civil de outras regiões de Minas para integrar os produtores da região, incluindo o município de Juiz de Fora, e atingindo até a Região Metropolitana de Belo Horizonte, representada pelo município de Bomfim.
O trabalho do Imder foi definido por seu presidente, o altoriodocense Thiago Moreira de Oliveira.
— O Imder representa o resultado concreto da vontade compartilhada por um grupo de pessoas mineiras que caminharam rumo a uma causa, com o firme objetivo de apoiarem a estruturação de uma organização sem amarras, para atuar de forma integrada com outras organizações na implementação e na operacionalização do empreendedorismo rural no Estado de Minas Gerais — explicou o presidente do Imder, Tiago Moreira de Oliveira.
Ele também falou dos que estão possibilitando a realização do evento: “Hoje, aproveito para agradecer o apoio da Paróquia de Alto Rio Doce, ao prefeito de Cipotânea, Luiz Moreira Pedrosa; à prefeita de Alto Rio Doce, Maria de Lourdes; ao Poder Público de Bomfim; ao presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Bruno Siqueira; e ao deputado estadual Eros Biondini por propiciar a realização desse projeto”.
Serão distribuídas camisas e canetas do Imder para os primeiros cadastrados, sendo que o cadastro também pode ser feito através do endereço eletrônico: imder@imder.org.br e poderá ser também encontrado no site: www.imder.org.br.

Concurso de Senhora dos Remédios


Como havia sido anunciado em fevereiro pela prefeita Sônia Milagres, Senhora dos Remédios vai realizar concurso público. O edital já está pronto e foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), como determina a Lei, para ser aprovado. Serão oferecidas 22 vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração que pode chegar até R$ 1.977,25.
As provas estão previstas para o dia 20 de fevereiro de 2011 e os cargos oferecidos são de auxiliar de farmácia, assistente de biblioteca, fiscal tributário, médico pediatra, veterinário, monitor de telecentro, Motorista, operador de máquinas agrícolas pesadas, operário e professor de música.
O período de inscrições será de 16 de novembro a 16 de dezembro, com taxas, que variam de acordo com o cargo, entre R$ 51,00 e R$ 197,00.
As inscrições poderão ser feitas diretas na sede da Prefeitura ou ainda através da internet pelo site www.liberalconsultores.com.br.
A validade do concurso será de 2 anos, a partir de sua homologação do resultado final, podendo ainda ser prorrogado pelo mesmo período.

Bola em campo pela Liga de Barbacena

Tradicional competição da região, o Campeonato Amador 2010 da Liga de Desportos de Barbacena começou no dia 18 de setembro e tem previsão de termino da primeira fase em 7 de novembro. A competição está sendo disputada por oito clubes, que foram divididas em duas chaves, com quatro times cada uma, onde as equipes se enfrentam em turno e returno, com os dois melhores de cada grupo passando às semifinais.
A rodada de abertura começou ainda no sábado, dia 18, com a vitória do Ipanema sobre o C.F.C., time estreante na competição da Liga, por 1 a 0, em Alfredo Vasconcelos, em jogo válido pela Chave B, onde o Altoriodocense, mesmo jogando como visitante, derrotou o Doren se, por 2 a 0, no domingo, dia 19, em Dores de Campos.
Na Chave B, que conta apenas com equipes de Barbacena, o Olimpic derrotou o Andaraí, por 1 a 0, na casa do adversário; enquanto o Santa Efigênia, jogando em cada, não saiu do empate sem gols em partida contra o tradicional Vila do Carmo.

Data Hora CHAVE A Local
19-set 11:30 ANDARAÍ 0 X 1 OLIMPIC W. Antunes
19-set 11:00 STA. EFIGENIA 0 X 0 VILA DO CARMO Sta Teresa
26-set 11:00 OLIMPIC X STA. EFIGENIA Sta Teresa
26-set 11:00 VILA DO CARMO X ANDARAÍ W. Antunes
10-out 11:00 OLIMPIC X VILA DO CARMO Sta Teresa
10-out 11:00 ANDARAÍ X STA. EFIGENIA W. Antunes

Data Hora CHAVE B Local
18/set 15:00 IPANEMA 1 X 0 C.F.C A. Vasconcelos
19/set 15:00 DORENSE 0 X 2 ALTORIODOCENSE D. Campos
25/set 15:00 ALTORIODOCENSE X IPANEMA A. R. Doce
26/set 15:00 C.F.C. X DORENSE A. Vasconcelos
10/out 15:00 ALTORIODOCENSE X C.F.C. A. R. Doce
10/out 15:00 IPANEMA X DORENSE D. Campos

Feira Cultural: Escola de olho no futuro






Com trabalhos voltados às áreas de ciências e cultura desenvolvidos pelos alunos, com apoio dos professores, a Escola Estadual Dr. José Otávio Couto Mota, de Vitorinos, realizou, no último 18 de setembro, sua Feira Cultural.
O evento contou com a participação de trabalhos desenvolvidos por alunos dos ensinos fundamental e médio, passando por experiências voltadas para o campo da ciências, indo a matemática e chegando aos famosos chás de ervas.
Trabalhos com materiais recicláveis tiveram destaque, com os alunos mostrando como a reciclagem pode ajudar na preservação do meio ambiente.
— É sempre muito importante ver a Escola unida e realizando trabalhos importantes como este — destacou a diretora Sandra Maria de Souza.

Rio Espera: Religiosidade e História


Cidade que está entre as tradicionais quando o assunto é o catolicismos, Rio Espera foi assunto no jornal Estado de Minas, no dia 13 de setembro, justamente por causa da religião. A comunidade católica do município se prepara para a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Piedade, mas o destaque veio por causa da imagem de Bom Jesus da Paciência ou Cristo da Paciência, que seria uma obra feita por Aleijadinho e que pertencia à Igreja Matriz de Rio Espera.
A imagem está entre as 28 peças sacras, que a Justiça Federal determinou que os herdeiros do empresário Tuca Mendes, que morreu em 1997, e o colecionador Renato de Almeida Whitaker, de São Paulo, entreguem ainda este mês, para serem peri- ciadas, ao Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O blog noticiasderio espera.blogspot.com postou no último dia 14 esclarecimentos sobre a imagem, com informações de especialistas do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG), de que “imagem sob a invocação do Senhor da Paciência, produzida do século 18 e atribuída a Aleijadinho. Durante a construção da atual matriz, e mesmo depois do seu término, a peça teria ficado sob a guarda de uma família da cidade, que, mais tarde, por medida de segurança, a devolveu ao pároco local, que a depositou na Casa Paroquial. Depois da devolução, a notícia é de que ela teria sido troca- da, por volta de 1970, por um veículo”.

Hora de ir às urnas

Nas ruas, muitos ainda dizem que as eleições este ano ainda não “esquentaram”. E, na região, isto pode ser constatado pelo pouco número de propagadas. Já nos grandes centros, fica claro quando as pesquisas de intenção de votos são realizadas, uma vez que ainda é grande o número de eleitores que se dizem indecisos, mesmo faltando menos de 15 dias para o comparecimento às urnas, marcado para 3 de outubro.
E o cidadão que comparecer para votar, lembrando que no Brasil o voto é obrigatório para todos que tem mais de 18 anos e facultativo após os 16 anos e acima dos 65 anos, serão muitos números a serem digitados nas urnas. Presidente da República, Governador, Senadores (este ano são dois), Deputado Federal e Deputado Estadual.
Mas, se o alguns eleitores têm mostrado pouco interesse com o voto, o número de pessoas querendo concorrer a cargos públicos é considerado grande. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo país, 22.500 pessoas registraram o pedido de candidatura junto ao órgão para concorrem nas eleições de 3 de outubro aos cargos de Presidente da República, Senador, Governador e Deputados Federais e Estaduais.
Em Minas Gerais, 1.790 pedidos de candidaturas foram registrados no Tribunal. O cargo mais concorrido é o de Deputado Estadual, com 1.106 candidaturas.

21.5.10

Prefeitura e Câmara: projetos aprovados

A reunião ordinária realizada na Câmara de Vereadores de Alto Rio Doce no último dia 17 de maio teve a votação e aprovação de quatro projetos de lei encaminhados pelo Executivo Municipal, mostrando assim o bom entendimento entre a prefeita Maria de Lourdes e os representantes do Legislativo. Porém, um fato que acabou chamando a atenção foi a forma como o vereador José de Paiva, através de uma carta lida em plenário, atacou a prefeita, que não estava presente.
Com relação aos projetos, a aprovação foi de forma unânime para dois deles: Projeto de Lei nº 09/2010, que “dispõe sobre o repasse de subvenção social a Apae e o Projeto de Lei nº 10/2010, que “autoriza o Poder Público Executivo a custear as despesas relativa ao fornecimento de combustível e manutenção do veículo da Apae e dá outras providências”.
Já o Projeto de Lei nº 08/2010, que “cria o Departamento Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Município e dá outras providências”, assim como o Projeto de Lei nº 11/2010, que “dispõe sobre a criação dos cargos de assessor jurídico e assessor de planejamento do município e dá outras providências” foram aprovados com seis votos favoráveis, uma abstenção e um voto contra.
Nestes dois projetos, votaram favoráveis os vereadores Serginho, Marcelinho, Antônio Geraldo, José de Paula, Valmir e Selminho, sendo que o vereador Alcides se absteve e José de Paiva votou contra.

Sônia Milagres na Marcha de Prefeitos em Brasília


A prefeita de Senhora dos Remédios, Sônia Milagres, esteve em Brasília, participando da XIII Marcha de Prefeitos, que tem como objetivo a luta por várias reivindicações. Na última quarta-feira, por telefone, ainda na capital Federal, a prefeita destacou alguns pontos em discussão.

*Regulamentação da Emenda Constitucional (EC) nº 29 — Esta Emenda foi aprovada na Câmara no 1º momento, assim também como no Senado, mas ao retornar para Câmara em maio de 2008, lá ficou estagnada. Ela prevê uma redefinição dos valores mínimos a serem aplicados anualmente por Estados, Distrito Federal, Municípios e União. Com a demora na votação, o SUS já perdeu o equivalente a R$ 57 bilhões. Com isto está havendo uma sobrecarga para os municípios, que teriam que aplicar 15% na Saúde, mas acabam aplicando 20%, 22% e até 25%.
*Distribuição dos Royalties e Compensações Financeiras do Petróleo (PLC 16/2010) — A proposta prevê a substituição do modelo de Concessão pela Partilha.
*Aprovação do Projeto de Lei da Câmara nº 32/2007, que altera dispositivos da Lei nº 8.66/1993 — É a atualização da Lei de Licitação com a incorporação de novos valores para as modalidades de compras e permitirá maior flexibilização dos sistemas de licitação eletrônica.
*Apoio Financeiro para os Municípios — Neste ano de 2010, a recuperação da economia é saudada por todos os segmentos da sociedade e comemorada pelo Governo Federal, mas isso ainda não se traduziu em aumento de arrecadação aos entes municipais, porque existe um hiato temporal entre o crescimento da economia e o aumento da arrecadação. Em virtude disso, os municípios enfrentam uma redução das transferências do FPM, em virtude da política adotada pelo Governo Federal.

Luz a quem é de direito


Quando foi lançado em 2003, o programa “Luz Para Todos”, do Governo Federal, mas que é desenvolvido em parceria com Estados e Prefeituras, tinha a expectativa de levar energia elétrica para cerca de 10 milhões de brasileiros que vivem em área rural, com atendimento em todas as partes do país. Mas no balanço apresentado no último mês de março, pelo Ministério de Minas e Energia, que é responsável pela coordenação do programa, a informação é que 11,4 milhões de pessoas já foram beneficiadas. E neste número estão várias famílias de Alto Rio Doce, como é o caso de Degmar Maria de Jesus, ou simplesmente Dona Denga, como é conhecida na pequena comunidade de Pinheiros, localizada 4 quilômetros da sede do município.
Com 84 anos, mas não deixando de frisar que os 85 estão chegando: “tem festa aqui no dia 8 de julho meu filho”, se referindo a data do seu aniversário ao falar com a equipe de reportagem”, Dona Denga destaca o tempo que ficou sem poder contar com a energia elétrica: “Moro aqui há 40 anos, vários governos prometeram trazer a luz para nós, mas foi só agora que ela chegou aqui. Eu nunca perdi a esperança e agora nem preciso mais de querosene para a lamparina, que era nossa forma de ter luz. Eu posso até ver as novelas, gosto de ver todas elas”, destaca a senhora.
Mãe de 22 filhos, sendo que oito estão vivos, Dona Denga mora na residência com uma filha e mais três netos. E foi um dos netos, Renato, de 21 anos, que lembrou a origem do programa: “o presidente Lula cumpriu a sua promessa e trouxe luz para nós”, disse o jovem. Tarcísio, de 64 anos, o filho mais velho de Dona Denga, completou a explicação do sobrinho: “a Prefeitura ‘puxou’ e ajudou a chegar a luz aqui na casa da minha mãe. Isto foi bom demais”.
Alto Rio Doce teve mais de 90 localidades beneficiadas pelo “Luz Para Todos”, porém, a comunidade de Pinheiros não estava na lista inicial, mas, por uma iniciativa da Prefeitura, os moradores foram beneficiados pelo programa.

Em prol da educação

O distrito de Missionários vai ganhar uma nova escola. O novo prédio, que será erguido no terreno onde hoje já funciona a Escola Municipal Cipriano Miranda, vai contar com seis salas de aulas e será construído com verba liberada através do Plano de Ações Articuladas (PAR), com parceria entre Estado e a Prefeitura de Alto Rio Doce.
A verba destinada à obra inclui ainda recursos para a compra de material para a Escola. O recurso total destinado ao projeto é de R$ 864.576,08 com a Prefeitura ficando responsável pela obra, que tem previsão para ser iniciada nos próximos meses.
— Não são todos os municípios que conseguem uma verba destas. Alto Rio Doce foi privilegiado. A escola de Missionários é pólo, aumentando assim a qualidade de ensino — explicou a secretária municipal de Educação, Norma Gomes Duarte.
Com a nucleação, escolas de localidades como Cajanga e Coelhos passam seus alunos para Missionários, o que permite o fim de salas multiseriadas, aquelas onde um só professor trabalha com alunos de séries diferentes.
Agora, a expectativa na Secretaria de Educação é com relação a liberação de uma verba, também através do PAR, para a construção de uma creche na sede do município. O terreno já estaria até liberado.

Programa de alfabetização
Em busca de sempre melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Alto Rio Doce implantou o projeto “Por um Brasil Alfabetizado”, que é desenvolvido Governo Federal e no município tem como parceiro o Departamento Municipal de Educação. O programa é uma forma encontrada para tentar eliminar o analfabetismo.
— Educar as crianças é fundamental, mas as pessoas que não tiveram oportunidade na idade correta não podem ser abandonadas, pois não importa a idade, o importante é aprender — destacou a secretária municipal de Educação, Norma Gomes Duarte.

Planos e ações nas estradas


Dar uma melhor condição de trafegar pelos mais de 500 quilômetros de estradas do município de Alto Rio Doce. Com este propósito, a Secretaria Municipal de Obras vem desenvolvendo um projeto para recuperar as vias municipais. Um dos primeiros passos foi construção e recuperação de pontes, além de bueiros. No momento, a recuperação das estradas começa a sair do papel.
No momento, o trabalho da máquina está acontecendo na estrada de acesso a Abreus, onde no início do mês de junho acontece a Festa da Cachaça, depois, segunda o secretário, os trabalhos serão na estrada de Vitorinos, onde também acontecerá a festa do padroeiro, Santo Antônio.
— Até o mês de agosto, esperamos ter passado a máquina em todas as estradas e também roçar as beiradas. Já são vários anos que as estradas não são patroladas e, para se ter uma ideia, já são três anos sem serem roçadas — explicou o secretário municipal de Obras, José Garcia.
Com relação às pontes, este ano já foram construídas nove de madeira e duas de concreto já estão prontas, sendo a do Barraca e outra na localidade de Chacrinha, onde mais uma está com a obra em andamento.
Importante recurso para uma maior vida útil das obras nas estradas, os bueiros também têm estão em destaque. Neste ano, mais de 30 já foram construídos.

Destaque (Coluna)

Amado Batista
O cantor Amado Batista será a principal atração para a tradicional Festa do Milho de Cipotânea. Já está tudo acertado para que o cantor, um dos maiores ídolos de várias gerações na região, suba ao palco na Capital Nacional do Artesanato com Palha de Milho. O show será realizado no sábado, dia 10 de julho. A presença do artista na cidade era um sonho do prefeito Luiz Moreira Pedrosa. A expectativa é que Cipotânea receba caravanas de vários municípios vizinhos, pois será a primeira vez de Amado Batista na região.

Padroeiro
Com a organização do Padre José Julião, Vitorinos já se prepara para a tradicional festa em honra ao padroeiro Santo Antônio. Os últimos detalhes já estão sendo acertados. Além da parte religiosa, o tradicional forró na quadra, que também fica na praça do distrito, não pode deixar de faltar. Quem também estará em pleno funcionamento é a barraca.

Cipotânea como destaque

Com o artesanato em palha de milho, as rainhas da festa do município e dois carros de boi, Cipotânea foi destaque no 3º Salão de Turismo de Minas Gerais, realizado no mês de abril, em Belo Horizonte. Pelo sucesso, a cidade vai representar Minas na Mostra Nacional, que acontecerá no Anhembi, em São Paulo, com seu artesanato e duas rainhas. O evento mineiro contou com diversas autoridades e teve a participação de 850 municípios de várias partes do Estado.
— Foi muito gratificante a participação de nossa cidade no evento. Essa divulgação vai ajudar ainda mais a levar o artesanato de Cipotâ-nea a outras partes do mundo. É muito importante realizar trabalhos envolvendo nosso artesanato em palha de milho, que muito ajuda no crescimento econômico e cultural da cidade de Cipotânea — destacou a secretária municipal de Cultura, Vera Teixeira.

Um grande exemplo (Artigo)

*Em abril de 2005, no dia 2, o Mundo, ou pelo menos parte dele — e foi uma grande parte — chorou a morte do Papa João Paulo II. Já se passaram cinco anos e hoje pouco se fala naquele que foi um dos maiores líderes, não só da Igreja Católica, mas mundial. Em 26 anos de papado, sempre conservador, João Paulo II visitou mais de 100 países, inclusive a Cuba, do então ditador Fidel Castro, para divulgar não só a sua religião, mas também para tentar levar a paz — e isto ele soube fazer como poucos.
Um Homem que sempre procurou unir os povos, inclusive conseguiu certa vez reunir vários líderes religiosos, dos mais diversos segmentos, em um dia de oração na cidade de Assis, a cidade de São Francisco, João Paulo II era chamado de “Pastor das Multidões”.
E mais esta lembrança de João Paulo II, justamente no mês de maio, tem uma explicação. Foi justamente neste mês, que é dedicado a Maria, que nasceu em 1920, no dia 18, Karol Josef Wojtila, na cidade de Vadovice, na Polônia. Ele foi uma criança que teve uma infância como várias outras, mas foi um adulto diferente. Uma lenda contada sobre o nascimento do menino Karol sempre me chamou a atenção. Dizem que foi um parto sem dor e que sua mãe, Olga, pediu à parteira que abrisse a janela para que os primeiros sons que seu filho recém-nascido ouvisse fosse do canto em honra a Maria Mãe de Deus.
Creio que a forma de vida escolhida por João Paulo II ainda inspira e vai inspirar muitas pessoas. O tradicional beijo no solo, em cada país que chegava, marcou e sempre será lembrando, mas confesso que apesar das boas lembranças do Papa polonês, uma que não me sai da memória foi durante seu velório. O Papa defensor da família teve ajoelhado a seus pés a família Bush, “Os Homens da Guerra”.
(*por Sebastião Carlos de Freitas)

Bolsa Família em alta

Alto Rio Doce

A qualidade da gestão do Programa Bolsa Família no âmbito municipal é avaliada pelo Índice de Gestão Descentralizada (IGD), através de número indicador que varia de 0 a 1. É com base nesse indicador que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) repassa recursos aos municípios para que façam a gestão do Programa, assim, quanto maior for o valor do IGD, maior também será o valor do recurso transferido ao município.
Tendo como referência o mês de fevereiro de 2010, quando aconteceu o último levantamento do MDS, o município de Alto Rio Doce alcançou um índice muito próximo do teto de recursos para apoio à gestão, uma vez que o máximo é de R$ 3.885,00 e o município foi beneficiado com R$ 3.341.10. Isto ocorreu devido ao trabalho de Gestão Municipal do Bolsa Família, que conta com a boa articulação de seus gestores com os profissionais responsáveis pelos índices de Saúde e Educação.
— Estamos empenhados para nos próximos meses atingir os 100% de produção com qualidade, o que viria a melhorar o repasse financeiro dando assim maiores condições de apoio aos beneficiados do Programa Bolsa Família. Esta é uma vitória não só da Gestão do Bolsa Família, mas também das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, que vem se empenhando para melhorar também os seus índices — destacou a gestora do departamento municipal de Assistência Social, Casandra Mendes.
Para o cálculo do IGD, são levadas em conta a qualidade e integridade das informações constantes no Cadastro Único (taxa de cobertura de cadastros), atualização da base de dados do Cadastro Único (taxa de atualização de cadastros), informações sobre o cumprimento das condicionalidades da área de educação (taxa de crianças com informações de freqüência escolar) e também da área de saúde (taxa de famílias com acompanhamento das condicionalidades de saúde).

Rumo à decisão

O Campeonato Municipal de Alto Rio Doce chega à sua reta final. Neste domingo, dia 23, vão ser conhecidos os finalistas da competição, que tem como organizador o vereador Selminho e conta também com total apoio da Prefeitura.
O duelo que marcou a decisão do ano passado, desta vez, vai acontecer já pelas semifinais. O atual campeão torneio, Fluminense de Vitorinos, enfrenta o último vice-campeão, o Aspirante de Alto Rio Doce. O time da casa foi o primeiro colocado do Grupo B, já o Fluminense terminou em segundo lugar na Chave A.
Na outra semifinal, o Senra, um dos destaques da competição, tendo terminado a primeira fase como líder do Grupo A, vai enfrentar Abreus, segundo lugar da Chave B, pela vaga na decisão.

10.4.10

ALTO RIO DOCE: NOVO TEMPO, NOVAS METAS

MUNICÍPIO EM UNIÃO COM INSTITUO ESTADUAL
O município de Alto Rio Doce receberá uma rodada de investimentos sucessivos nos próximos dois anos. Este é o resultado de uma série de articulações junto a Órgãos Públicos Estaduais e Federais, a fim de organizar uma cadeia de provimento contínua de recursos para o planejamento, execução e gestão de obras públicas, e projetos assistencialistas, visando ao atendimento das comunidades dos distritos e da sede do município de Alto Rio Doce.
Como parte dessas articulações, a Prefeitura preparou um pacote de medidas, entre elas a transferência para Alto Rio Doce da sede de um instituto estadual, voltado para o desenvolvimento do empreendedorismo rural, o que garantirá ao município a qualificação de recursos humanos, e a atração de investimentos, para estimular iniciativas público-privadas, motivando a criação de parques industriais leves, com vocação para o impulso do agro-negócio.
Recentemente a Prefeitura protagonizou momentos de intenso estudo junto a organismos públicos e privados, com o objetivo de materializar um plano progressivo de reestruturação das plataformas dos serviços sociais, de infraestrutura urbana, e de desenvolvimento econômico para Alto Rio Doce e região, garantindo a provisão de novos implementos à gestão pública.
Procurada pela redação do jornal Monitor Regional, a prefeita Maria de Lourdes esclareceu sobre a materialização das ações do plano de provimento contínuo de recursos, e expôs sua dedicação em ir além das metas do plano de governo municipal até 2012. “Nossa luta durante o primeiro ano de governo foi por regularizar e estabilizar a situação fiscal da Prefeitura, condição sem a qual não poderíamos elaborar novos mecanismos para implementar uma gestão orientada para os resultados. O início dessa nova fase terá seu marco em 9 de Abril de 2010, com a inauguração do Posto de Saúde do distrito de Vitorinos, ato que também marcará a inauguração do novo plano de ação na área da saúde, com o cadastramento contínuo de pessoas que poderão receber o repasse de medicamentos. A população do nosso município, e ressalto que será extensivo a toda região, poderá contar com o repasse de até 7 mil medicamentos por mês. Essa medida já é fruto do apoio prestado pelo Instituto Mineiro de Desenvolvimento do Empreendedorismo Rural”.
De acordo com a prefeita Maria de Lourdes, “Alto Rio Doce como sede de um Instituto estadual, voltado para o incentivo ao empreendedorismo rural, provocará um salto rumo ao desenvolvimento econômico e social, e conduzirá o município à condição de pólo na região, atraindo investimentos, criando postos de trabalho e afetando positivamente a qualidade de vida da população”.
A transferência da sede do Instituto para Alto Rio Doce está confirmada para os próximos meses, mas o primeiro plano de ação, decorrente da intervenção conjunta, entre o Município e o Instituto, já estará sendo efetivado na inauguração do Posto de Saúde do distrito de Vitorinos. Este evento contará também com a distribuição de produtos farmacêuticos, cosméticos e com uma recepção em comemoração à inauguração do Posto de Saúde, e com o lançamento do plano de ação para o cadastramento das pessoas que serão beneficiadas com o repasse dos medicamentos. Os procedimentos de cadastro para receber o benefício serão expostos durante o evento, e toda a população de Alto Rio Doce e região está convidada.
Estão previstas também obras de pavimentação com recursos provenientes da nova articulação do plano de governo municipal, já contando com R$ 203 mil liberados, em fase de elaboração de projeto, e outros R$ 800 mil em fase de aprovação, para im-plementação de obras até o final deste ano, totalizando mais de R$ 1 milhão em investimentos de infraestrutura urbana só neste ano.
O plano de ação do governo municipal ainda prevê a captação de recursos para infra-estrutura turística, e revitalização dos espaços públicos, além do emprego do orçamento municipal ordinário nas áreas que já seriam afetadas sem este suplemento.
Durante a entrevista, a prefeita Maria de Lourdes agradeceu à Câmara Municipal de Alto Rio Doce pelo apoio nas questões de interesse do município, e salientou que a implementação das novas medidas somente dependerá do apoio dos Vereadores da Casa Legislativa.
Ainda nesse sentido, a prefeita Maria de Lourdes comemorou o fato de o município ter sido contemplado com os projetos do “Pró-Acesso”, do Governo Estadual, o que representou um investimento da monta de R$ 7 milhões para o asfalto chegar até Alto Rio Doce; e com o programa “Luz para Todos”, o qual é de autoria do Governo Federal e foi lançado em novembro de 2003 com o desafio de acabar com a exclusão elétrica no país, incluindo os municípios mineiros da Região da Zona da Mata. O “Luz para Todos” é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e executado pela Cemig junto às Prefeituras, no estado de Minas Gerais.

CONCURSO DA PREFEITURA DE SENHORA DOS REMÉDIOS

A Prefeitura de Senhora dos Remédios abriu licitação para contratar uma empresa para a realização de concurso público que irá preencher vagas não preenchidas através do último concurso, realizado em 2005 e que teve seu prazo de validade encerrado em 18 de janeiro deste ano. A mesma empresa também será responsável por processo seletivo destinado a preencher vagas no Programa Saúde da Família e no Cras. O número de vagas, tanto para o concurso, quanto para o processo seletivo, ainda está sendo estudado. Porém, já está certo que os dois não acontecerão no mesmo dia, dando maiores oportunidades a quem pretende concorrer a algum cargo, pois possibilitaria concorrer no concurso e no processo seletivo, desde que a pessoa esteja habilitada a disputar mais de um cargo.
A expectativa na Prefeitura é que os dois processos aconteçam antes do mês de julho. No último concurso, segundo a prefeita Sônia Milagres, foram feitas mais nomeações do que as previstas em edital, mostrando assim como foi o aproveitamento do processo.
— É muito importante a realização de concursos, pois mostra transparência na hora da contratação, uma vez que vai ocupar a vaga aquele que foi aprovado, que mostrou capacidade. Este é o melhor caminho para o poder público na hora da contratação — destacou a prefeita.
Uma das novidades previstas para o próximo concurso é a criação de cargos de reserva técnica, que seriam destinados a professores, cantineiras e motoristas. A necessidade do mesmo explicasse com as mudanças que normalmente acontecem a cada ano nas escolas, onde pode aumentar ou di-minuir o número de alunos.
Já o processo seletivo justificasse por se tratar o PSF e o Cras de programas do Governo Federal, pois se algum vir a ser extinto o município não tem obrigação de manter estes funcionários.

SEIS MUNICÍPIOS NO MESMO PROJETO - UNIÃO POR CONSÓRCIO


Seis municípios da região estão envolvidos em um projeto para criação de um consórcio, que tem como objetivo conseguir recursos para a construção de uma usina de triagem e compostagem (UTC) ou de um aterro sanitário. A união de Senhora dos Remédios, Alto Rio Doce, Desterro do Melo, Cipotânea, Ressaquinha e Capela Nova é uma tentativa de buscar a solução para que estes municípios se encaixem no que determina a lei sobre o destino dado ao lixo destas cidades. Com exceção de Desterro do Melo, que leva seu lixo para Barbacena, os outros cinco municípios utilizam o chamado aterro controlado, que não será mais permitido.
No último dia 5 de abril, a prefeita de Senhora dos Remédios, Sônia Milagres, recebeu o prefeito de Desterro do Melo, Mário Tafuri, e representantes dos mais municípios envolvidos no projeto, para uma reunião com técnicos da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Além de conhecer os possíveis integrantes do consórcio, a equipe da UFV também inicia um levantamento para a realização de um projeto visando a construção da (UTC) em Senhora dos Remédios, que ficaria assim responsável por receber o lixo dos demais municípios.
A formação do consórcio é hoje a única forma para que os municípios consigam recursos dos governos Estadual e Federal para assim colocar em prática o projeto da construção da UTC.
— Desde o 2º semestre de 2009, tenho trabalhado no sentido de unir os prefeitos e prefeitas das cidades vizinhas para formarmos o consórcio. Já tivemos várias reuniões aqui em Senhora dos Remédios e temos que correr contra o tempo — explicou a prefeita Sônia Milagres.

PROERD NO COMBATE ÀS DROGAS


Reduzir a violência e prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes. Este é o principal objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que já formou mais de um milhão de crianças, com atendimento em cerca de três mil escolas, com atuação em mais de 400 municípios de Minas Gerais. Com origem nos Estados Unidos, o programa teve sua primeira experiência nas escolas mineiras na rede pública em Uberlândia, em 1998.
Em Vitorinos, o programa atende na Escola Estadual Dr. José Otávio Couto Mota desde 2004. No ano passado, sob o comando do soldado Soares, duas turmas se formaram no colégio. No primeiro semestre, as instruções foram passadas a alunos do 7º ano, já no segundo para os estudantes do 5º ano. Para este ano, além de estar mantido o programa na escola vitorinense, a expectativa é também que a comunidade receba o Proerd para Pais de Alunos.

TRAVESSIA EM CIPOTÂNEA

Melhorar a qualidade de vida da população de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Com este objetivo o governo do Estado criou, em 2008, o Projeto Travessia, que é coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, com atuação nas áreas de saneamento, intervenções urbanas, saúde, capacitação profissional e construção de moradias. Mais 70 municípios estão na lista dos que receberão ações conjuntas do programa em 2010, sendo dois da região: Cipotânea e Senhora dos Remédios.
Cidade que recebeu o título de “Capital do Artesanato em Palha”, Cipotânea montou equipe para fazer o levantamento das principais áreas a serem beneficiadas com o Travessia. Porém, o foco da administração está voltado, principalmente, para ações junto ao artesanato, atividade que atinge cerca de 70% da população do município.
— Com ações em todas as áreas, a expectativa é melhorar a qualidade de vida da população. Vamos ter assim um diagnóstico do município e, como já temos o artesanato, queremos dar uma atenção especial aos artesãos. Queremos dar uma melhor condição de trabalho a estes profissionais. Apesar do sucesso do artesanato local, os trabalhadores daqui acabam não ganhando o dinheiro que merecem. Vamos buscar cursos e valorizar cada vez mais os artesãos de Cipotânea — explicou a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Cirlene Francisca Santana Pereira Custódio, que, ao lado do prefeito Luiz Moreira Pedrosa, tem estudado formas de trabalhar ações do Travessia no município.

TRABALHO DO CRAS NA GERAÇÃO DE RENDA


Promover geração de renda, através de cursos, para famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Este é um dos objetivos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) no município de Alto Rio Doce. A intenção da atual administração é que famílias beneficiadas pelo programa do Governo Federal possam ter uma outra forma de renda, com trabalhos que possam ser desenvolvidos na própria casa, sendo assim um complemento da renda familiar.
Em janeiro deste ano, a prefeita Maria de Lourdes participou da entrega dos certificados dos cursos de depilação, bordados e sabonetes artesanais desenvolvidos no distrito de Abreus. O curso de Sabonetes Artesanais foi realizado também em Missionários e tem previsão para chegar em outras comunidades do município.
Para o ano de 2010, a parceria entre a Prefeitura de Alto Rio Doce e o Senar de Barbacena, que oferece vários cursos profissionalizantes, está mantida. Em fevereiro já foi realizado o segundo curso de Derivados do Leite (queijo minas, iogurtes, mussarela, ricota, requeijão) e estão previstos também para os meses de março e abril novos cursos, como Produção Artesanal de Alimentos (roscas, pães, bolos), Derivados do Leite, Artesanato em Argila e Olericultura (horta).

 

©2011 Monitor Regional | Template otimizado por Mauro Santana.CAPELANEWS