Primeira mulher presidente no Brasil
Ela vai completar 63 anos no dia 14 de dezembro, mas, o presente, Dilma Vana Rousseff, já ganhou. Ela é a primeira mulher a ser eleita presidente do Brasil. A petista, que nasceu em Minas Gerais, mas viveu grande parte de sua vida no Rio Grande do Sul, leva para Brasília um pouco de cada Estado. E a forma como guarda raízes nos dois estados pode ser mostrada através de uma paixão dos brasileiros, o futebol. Dilma torce para o mineiro Atlético e pelo gaúcho Internacional.
Se durante a ditadura Dilma foi perseguida e precisou usar nomes como Luiza, Marina, Estela, Maria, Wanda e Lúcia, hoje ela representa muitos outros nomes, os nomes de milhões de mulheres brasileiras que esperam ser bem representadas pela primeira mulher que chega ao posto mais alto da política do Brasil.
Primeira presidente eleita do Brasil, Dilma mostrou firmeza em suas primeiras palavras após a vitória e, ao lado do presidente, sobre o que esperar de seu governo, foi taxativa: “Um Brasil com alma e coração de mulher”. Ela falou do que pensa do futuro do país: “Sempre com a convicção de que a Nação Brasileira será exatamente do tamanho daquilo que, juntos, fizermos por ela”, assim Dilma encerrou seu primeiro discurso como presidente eleita do Brasil.
Dilma Roussef (PT), com 55.752.529 (56,05%) votos, venceu José Serra (PSDB), que obteve 43.711.388 (43,95%) votos.
Edson Rezende fala sobre Dilma
Nas urnas de todo Brasil, Dilma Rousseff (PT) já foi aprovada. E na região não foi diferente. Os administradores públicos regionais apostam em um governo de continuidade do trabalho que vem sendo desempenhado pelo presidente Lula. Vice-prefeito de Barbacena e ex-deputado estadual, Edson Rezende (PT) é um dos que falam com entusiasmo sobre a primeira mulher eleita presidente do Brasil.
— Dilma tem experiência vasta no Executivo, tendo coordenado vários projetos de grande envergadura, tais como o Minha Casa Minha Vida, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Programa Luz para Todos e o Pré Sal. Conhece também o Legislativo, principalmente quando atuou como Ministra Chefe da Casa Civil. Tem, portanto toda a capacidade de fazer um bom governo. Tem, portanto, a capacidade de fazer um bom governo, e isto é o que espera o povo brasileiro — declarou o médico Edson Rezende.
15.11.10
"Um Brasil com alma e coração de mulher"
05:36
Monitor Regional