23.9.10

Rio Espera: Religiosidade e História


Cidade que está entre as tradicionais quando o assunto é o catolicismos, Rio Espera foi assunto no jornal Estado de Minas, no dia 13 de setembro, justamente por causa da religião. A comunidade católica do município se prepara para a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Piedade, mas o destaque veio por causa da imagem de Bom Jesus da Paciência ou Cristo da Paciência, que seria uma obra feita por Aleijadinho e que pertencia à Igreja Matriz de Rio Espera.
A imagem está entre as 28 peças sacras, que a Justiça Federal determinou que os herdeiros do empresário Tuca Mendes, que morreu em 1997, e o colecionador Renato de Almeida Whitaker, de São Paulo, entreguem ainda este mês, para serem peri- ciadas, ao Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O blog noticiasderio espera.blogspot.com postou no último dia 14 esclarecimentos sobre a imagem, com informações de especialistas do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG), de que “imagem sob a invocação do Senhor da Paciência, produzida do século 18 e atribuída a Aleijadinho. Durante a construção da atual matriz, e mesmo depois do seu término, a peça teria ficado sob a guarda de uma família da cidade, que, mais tarde, por medida de segurança, a devolveu ao pároco local, que a depositou na Casa Paroquial. Depois da devolução, a notícia é de que ela teria sido troca- da, por volta de 1970, por um veículo”.

 

©2011 Monitor Regional | Template otimizado por Mauro Santana.CAPELANEWS