Nascido em Capela Nova, Dom Raymundo Damasceno Assis foi nomeado Cardeal pelo Papa Bento XVI. Ele participou, no último dia 20 de novembro, da cerimônia onde recebeu do Papa o anel de Cardeal, no Vaticano. Dom Raymundo é atualmente atual arcebispo de Aparecida e membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e da Pontifícia Comissão para América Latina, na Santa Sé.
Dom Raymundo nasceu em 15 de fevereiro de 1937 em Capela Nova. No ano de 1955, ele entrou para o Seminário Menor na cidade de Mariana, onde cursou o segundo grau. Em 1961 foi para Roma onde cursou filosofia e, em 1965 para a Alemanha, onde acompanhou o Curso Superior de Catequese. Em 19 de março de 1968, ele foi ordenado padre.
Após exercer várias funções, Dom Raymundo foi ordenado Bispo em 15 de setembro de 1986 na Catedral de Nossa Senhora Aparecida, em Brasília. Como Bispo, além dos muitos cargos exercidos, ele ocupou também ao cargo de Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
No dia 20 de outubro de 2010, o Papa Bento XVI anunciou que Dom Raymundo seria Cardel. Com a eleição de Dom Raymundo Damasceno, o Brasil passa a dispor de nove cardeais, dos quais seis são eméritos.
Além das ações junto à Igreja, Dom Raymundo destacou-se também nas letras, sendo eleito membro da Academia Brasiliense de Letras, em novembro de 2003, tomando posse na cadeira 33.
12.12.10
CARDEAL DE CAPELA NOVA - DOM RAYMUNDO
18:05
Monitor Regional