O distrito de Missionários vai ganhar uma nova escola. O novo prédio, que será erguido no terreno onde hoje já funciona a Escola Municipal Cipriano Miranda, vai contar com seis salas de aulas e será construído com verba liberada através do Plano de Ações Articuladas (PAR), com parceria entre Estado e a Prefeitura de Alto Rio Doce.
A verba destinada à obra inclui ainda recursos para a compra de material para a Escola. O recurso total destinado ao projeto é de R$ 864.576,08 com a Prefeitura ficando responsável pela obra, que tem previsão para ser iniciada nos próximos meses.
— Não são todos os municípios que conseguem uma verba destas. Alto Rio Doce foi privilegiado. A escola de Missionários é pólo, aumentando assim a qualidade de ensino — explicou a secretária municipal de Educação, Norma Gomes Duarte.
Com a nucleação, escolas de localidades como Cajanga e Coelhos passam seus alunos para Missionários, o que permite o fim de salas multiseriadas, aquelas onde um só professor trabalha com alunos de séries diferentes.
Agora, a expectativa na Secretaria de Educação é com relação a liberação de uma verba, também através do PAR, para a construção de uma creche na sede do município. O terreno já estaria até liberado.
Programa de alfabetização
Em busca de sempre melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Alto Rio Doce implantou o projeto “Por um Brasil Alfabetizado”, que é desenvolvido Governo Federal e no município tem como parceiro o Departamento Municipal de Educação. O programa é uma forma encontrada para tentar eliminar o analfabetismo.
— Educar as crianças é fundamental, mas as pessoas que não tiveram oportunidade na idade correta não podem ser abandonadas, pois não importa a idade, o importante é aprender — destacou a secretária municipal de Educação, Norma Gomes Duarte.
21.5.10
Em prol da educação
21:41
Monitor Regional