21.5.10

Bolsa Família em alta

Alto Rio Doce

A qualidade da gestão do Programa Bolsa Família no âmbito municipal é avaliada pelo Índice de Gestão Descentralizada (IGD), através de número indicador que varia de 0 a 1. É com base nesse indicador que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) repassa recursos aos municípios para que façam a gestão do Programa, assim, quanto maior for o valor do IGD, maior também será o valor do recurso transferido ao município.
Tendo como referência o mês de fevereiro de 2010, quando aconteceu o último levantamento do MDS, o município de Alto Rio Doce alcançou um índice muito próximo do teto de recursos para apoio à gestão, uma vez que o máximo é de R$ 3.885,00 e o município foi beneficiado com R$ 3.341.10. Isto ocorreu devido ao trabalho de Gestão Municipal do Bolsa Família, que conta com a boa articulação de seus gestores com os profissionais responsáveis pelos índices de Saúde e Educação.
— Estamos empenhados para nos próximos meses atingir os 100% de produção com qualidade, o que viria a melhorar o repasse financeiro dando assim maiores condições de apoio aos beneficiados do Programa Bolsa Família. Esta é uma vitória não só da Gestão do Bolsa Família, mas também das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, que vem se empenhando para melhorar também os seus índices — destacou a gestora do departamento municipal de Assistência Social, Casandra Mendes.
Para o cálculo do IGD, são levadas em conta a qualidade e integridade das informações constantes no Cadastro Único (taxa de cobertura de cadastros), atualização da base de dados do Cadastro Único (taxa de atualização de cadastros), informações sobre o cumprimento das condicionalidades da área de educação (taxa de crianças com informações de freqüência escolar) e também da área de saúde (taxa de famílias com acompanhamento das condicionalidades de saúde).

 

©2011 Monitor Regional | Template otimizado por Mauro Santana.CAPELANEWS