6.10.11

CAPELA NOVA FESTEJA MÃE E FILHO

A festa da Mãe Nossa Senhora das Dores, padroeira de Capela Nova, em 15 de setembro, foi também um dia especial para o Filho da Terra, Cardeal Dom Raymundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida e Presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que comemorou 25 anos de Ordenação Episcopal na cidade, ao lado da família e celebrando a padroeira, com a presença do Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e do Bispo Emérito de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho.
Mas uma vez os fiéis compareceram em grande número para a festa de Nossa Senhora das Dores. A tradicional procissão pelas ruas principais da cidade foi destaque, com Dom Raymundo ao lado de Padre Vicente, responsável pela paróquia, à frente da imagem da Padroeira. A missa foi transmitida ao vivo pela rede de tevê Canção Nova.
E o Jubileu de Prata do Episcopado de Dom Raymundo mereceu atenção até mesmo do Papa Bento XVI, que enviou uma carta ao Cardeal. O Pontífice lembra a trajetória de Dom Raymundo desde sua chegada ao Seminário de Mariana até a nomeação como Arcebispo de Aparecida.
“Sabemos com quanto zelo comunicaste o Evangelho e, com outros trabalhos, cuidaste da reta interpretação da doutrina da Igreja. Segundo os desejos do Concílio Ecumênico Vaticano II e usando de liberalidade e afabilidade com todos os homens de boa vontade, dedicaste todas as forças ao bem espiritual dos fiéis”, destaca um dos trechos da carta de Bento XVI a Dom Raymundo Damasceno.
Dom Raymundo deu início a vida vocacional no Seminário de Mariana, mas estudou também em Roma, na Itália, e em Munique, na Alemanha. Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1968. Em 1986, foi nomeado Bispo titular de Nova Petra e Auxiliar de Brasília pelo então Papa João Paulo II. No ano de 2004, Dom Raymundo foi nomeado Arcebispo Metropolitano da Igreja de Aparecida e no ano passado teve o nome incluído no Colégio dos Padres Cardeais.
As comemorações de Nossa Senhora das Dores e do Jubileu de Prata de Dom Raymundo levaram diversos padres, não só da região, a Capela Nova. Entre eles Padre José Julião, Paróquia de Senhora dos Remédios; Padre Rogério, Cipotânea; Padre Marcos Macário, hoje em Conselheiro Lafaiete; Padre Guedes; e o capelanovense Padre Eliseu.
Políticos também marcaram presença, além do prefeito e o vice de Capela Nova, Djalma Moreira Júnior e Luiz Gonzaga da Silva, compareceram o deputado estadual Agostinho Patrus Filho, os federais Padre João e Bonifácio Andrada, e o ex-governador Eduardo Azeredo, entre outros.

 

©2011 Monitor Regional | Template otimizado por Mauro Santana.CAPELANEWS