Uma casa na cidade para auxiliar o homem que trabalha no campo. Assim pode ser definido o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Assalariados e Agricultores Familiares de Capela Nova e Caranaíba. A instituição conta com sede própria, um prédio de três andares, com salão, nove salas e seis banheiros, construído em 1997, no primeiro mandato do presidente Valter Evangelista Barbosa, que, ao ser questionado se naquela época a construção era a principal meta, responde em tom afirmativo: “sim”.
O sonho da sede própria para o Sindicato sempre fez parte dos planos do presidente Valter Evangelista Barbosa, que participou da fundação da instituição em 1985 e até assumir a presidência em 1995 sempre ocupou cargos na casa. Até a construção do prédio que hoje é sede da Instituição, o Sindicato funcionava em uma pequena sala no Centro de Capela Nova, onde o atual presidente lembra que “tinha apenas uma máquina de escrever”.
Desde o ano de 2003, o Sindicato de Capela Nova passou a contar ainda com a filial de Caranaíba. E o local também dá destaque à estrutura, com uma construção com salão, dois banheiros, salas e a ainda uma área coberta.
E a estrutura do Sindicato, que hoje conta com cerca de 2 mil sindicalizados, não fica apenas no tamanho. O trabalho é marca da casa, que conta com atendimento de advogados todas as terças e quintas-feiras, de dentista às quartas e quintas-feiras, de médico clínico geral todas as quintas-feiras e oculista uma vez ao mês. Com atendimento em salas, inclusive com computadores.
Com relação à diretoria, o presidente Valter Evangelista Barbosa está no Sindicato de segunda a sexta-feira. Além da presença do presidente, os funcionários Luiz Gonzaga da Silva, Kátia Henriques dos Reis e Robson dos Remédios Souza também prestam serviços todos os dias na Instituição. Com relação à filial de Caranaíba, os sindicalizados são atendidos pelo membro da diretoria Paulo Lino do Nascimento.
Além de todo trabalho na região, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Assalariados e Agricultores Familiares de Capela Nova e Caranaíba é também associado à FETAEMG, órgão do Estado; à CONTAG, no nível Federal; e ainda à CTB, que representa a América Latina.
27.3.11
ESTRUTURA PARA O TRABALHADOR RURAL
17:38
Monitor Regional