5.3.11

COOPERATIVA SAI DO PAPEL EM SENHORA DOS REMÉDIOS


Em cumprimento da Instrução Normativa 51/2002 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em julho deste ano ocorrerá a última alteração nos parâmetros mínimos da qualidade do leite. Diante desta realidade, Senhora dos Remédios, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na implantação de políticas públicas e apoio ao setor pecuário, vem há mais de sete meses trabalhando junto aos produtores rurais do município, com o objetivo de criar uma cooperativa. E, no último dia 24 de fevereiro, no prédio do Pré-Escolar na sede do município, foi criada a Cooperativa Agropecuária de Senhora Dos Remédios Ltda.
A partir de um curso de Cooperativismo, através do Senar, onde participaram um representante de cada tanque público e também de tanques particulares, total de 20 pessoas, estes representantes tiveram a capacitação necessária, para trabalhar na constituição da Cooperativa. Foi eleita uma comissão especial para dar encaminhamento ao processo de constituição. A Assembléia Geral para aprovação do Estatuto e eleição da Diretoria e Conselho Fiscal foi convocada através de Edital. No dia 24 de fevereiro, às 19h, no prédio do Pré-Escolar em Senhora dos Remédios, os presentes acompanharam a leitura do Estatuto, sendo discutido artigo por artigo, que foi aprovado pelos 24 fundadores, então foi realizada a eleição que constituiu a Diretoria e o Conselho Fiscal.
— Os motivos que nos levaram a constituição desta Cooperativa são a melhoria das condições de vida dos produtores rurais, a eliminação dos entes intermediários que se apropriam da riqueza gerada pelos produtores. A partir da criação da Cooperativa estaremos caminhando para a consolidação de nossos anseios. Este é o primeiro passo de muitos que ainda estão por vir — disse a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sônia Ferreira Belo.
De início, havia uma recomendação a ser cumprida do Ministério Público, de se criar uma Cooperativa para gerir os tanques públicos adquiridos com recursos do Pronaf, para cumprir a Lei Municipal Nº. 1.118/2003, que em seu artigo quarto cita a criação da mesma. E no Parágrafo único diz que os tanques ficariam sob a responsabilidade do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, até que fosse criada a Cooperativa, uma vez que bem público não pode ser doado a pessoas físicas.
— Iniciamos em setembro, reuniões com todos os fornecedores dos tanques instalados nas diversas comunidades rurais, com o objetivo de envolvê-los nesta empreitada. Nestas reuniões, os fornecedores indicaram dois produtores de cada tanque público, para representá-los em palestras e reuniões com os parceiros: Sebrae, Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Barbacena. O Sebrae dará um curso de 100 horas sobre Cultura da Cooperação para estes representantes — contou a secretária.

Conselho Administrativo
Presidente: Willian Nunes Dornelas
Vice de Recursos Humanos: José Geraldo Dornelas
Vice de Finanças: Élson de Assis Mateus
Vice de Produção: Bruno Antonio Carvalho Fonseca
Vice de Compras: Rosimar Rodrigues Coelho

Conselho Fiscal - Efetivos
Luiz Magno Nogueira
Josafá Benedito de Araújo Junior
Jair Afonso de Assis
Conselho Fiscal – Suplentes
Rosemberg de Oliveira
Marcelino da Cunha
José Antonio Rodrigues

 

©2011 Monitor Regional | Template otimizado por Mauro Santana.CAPELANEWS