5.3.11

EDUCAÇÃO EM ALTO RIO DOCE

Apontada como prioridade em diversos debates da sociedade em todo país, a educação tem tido atenção especial e alcançado resultados expressivos em Alto Rio Doce. Os números que comprovam isto são retirados das avaliações externas realizadas pelo Governo do Estado e também pelo Governo Federal.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Governo Federal, subiu de 3.4 no ano de 2007 para 5.1 no ano de 2009, mostrando assim que os alunos da rede municipal estão aprendendo mais em menos tempo, uma vez que esta média era projetada somente para o ano de 2013.
Outro resultado de destaque alcançado pela rede municipal foi no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). Os resultados demonstram que, 85% das escolas da rede obtiveram notas acima da média das escolas de outros municípios. Na Escola Municipal Raul Soares, a maior da rede, a nota permite afirmar que cerca de 95% das crianças já estão sabendo ler e escrever aos 8 anos de idade.
— Esses resultados demonstram que, com esforço sério da administração pública, a educação pode avançar, ou melhor, vai continuar avançado nos próximos anos. Isso é resultado de uma política de nucleação que permitiu a diminuição das turmas multisseriadas aumentando o tempo de aula de cada série, pois os professores passaram a lecionar apenas para uma turma. Além disso, a nucleação permitiu uma maior socialização das crianças com meninos de outras idades e de outras localidades. Através desses aspectos podemos perceber que a educação em Alto Rio Doce encontrou o rumo certo e, isto é fundamental para a construção de uma cidade mais justa e menos desigual para todos e todas — destacou a secretária municipal de Educação, Norma Gomes Duarte.
Para melhorar o desempenho dos alunos, diversas atividades foram realizadas durante o ano, como: participação na Olimpíada da Língua Portuguesa, com o tema “O lugar onde moro”; no Projeto Semeando, com o tema “Integração Campo-Cidade”; excursão Pedagógica, com os concluintes do 5° ano no Zoológico Municipal de Belo Horizonte; participação das crianças no tradicional Carnaval da cidade e na semana da criança houve uma programação lúdica e feita em todas as escolas.
E os professores também participaram de eventos diversificados como: confraternização com todos os profissionais no final de cada semestre; curso de aperfeiçoamento em Viçosa, que começou em 2010 e terá suas atividades retomadas em 2011; curso de aperfeiçoamento à distância na Universidade federal de Juiz de Fora; excursão a Bienal do Livro em Belo Horizonte; excursão Pedagógica à cidade do de Janeiro em comemoração a Semana do Professor, com visita ao Museu de Belas Artes, Biblioteca Nacional, Sede do Ministério da Educação.

 

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