4.6.11

SINDICATO DE CAPELA NOVA DISCUTE COBRANÇA DE ÁGUA


Com ações sempre voltadas aos interesses do homem da terra, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Assalariados e Agricultores Familiares de Capela Nova e Caranaíba, através de seu presidente Valter Evangelista Barbosa, abriu espaço, cedendo o salão do prédio da instituição, para a apresentação da Cobrança de Pelo Uso da Água na Bacia do Rio Doce. O evento aconteceu no último dia 17 de maio e contou com a presença dos representantes do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Benito Marangon e Flávia Andréa, que foram os responsáveis pelos esclarecimentos sobre a cobrança.
A cobrança passará a valer a partir do mês de setembro e o pagamento será pelo uso significante, chamado de outorgável, que são as captações e desvios de água acima de um litro por segundo em rios, córregos e lagos; as captações em nascentes e cisternas que utilizem mais de 10m³ diários (que equivale a 10.000 litros por dia) e as captações em poços artesianos, independentemente da quantidade de água retirada.
Após discussões para se chegar à fórmula e valor de cobrança, que foram realizadas pelos comitês de bacia, que contam com representantes de todos os setores da sociedade, o valor ficará, aproximadamente, de R$ 0,45 a R$ 0,95. Mas está confirmado que acontecerá reajuste gradativo e o dinheiro arrecadado terá que ser utilizado dentro da própria Bacia.
— Nós que trabalhamos com o campo, temos que ter o meio ambiente como prioridade. Sem água, não vivemos e, infelizmente, vemos um descaso de muitos municípios com a água — destacou o presidente do Sindicato de Capela Nova, Valter Evangelista Barbosa.
O encontro em Capela Nova contou com a presença de diversas autoridades no assunto, a começar pelo Presidente do Comitê da Bacia do Piranga, Jair Henriques de Oliveira. Profisionais da área ambiental também estiveram presentes, assim como os técnicos da Emater Odair José (Capela Nova), Ronaldo Braga (Ressaquinha) e Alcione Casemiro da Silveira (Rio Espera e Senhora dos Remédios). Também marcou presença o Padre Rogério, de Ressaquinha, que é conhecido defensor das causas ambientais. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senhora dos Remédios, João Silvério, também prestigiou o evento, além de professores, alunos, produtores rurais e o vice-prefeito de Capela Nova, Luiz Gonzaga da Silva, que é também funcionário do Sindicato de Capela Nova.

 

©2011 Monitor Regional | Template otimizado por Mauro Santana.CAPELANEWS