3.9.11

SAMU: PARCERIA ENTRE ALTO RIO DOCE E ESTADO

Mais um passo foi dado para a implantação do Samu na região, que contará co m uma unidade em Alto Rio Doce. No dia 22 de agosto, na sede da Secretaria Estadual de Saúde, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, foi assinado o Termo de Compromisso referente ao incentivo financeiro complementar de custeio das equipes da Rede de Resposta Hospitalar às Urgências e Emergências da Macrorregião Centro Sul do Estado. O documento foi assinado pelo secretário estadual de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, com representantes dos municípios que receberão o projeto, entre eles, Alto Rio Doce, representado pela prefeita Maria de Lourdes e a secretária municipal de Saúde Cacilda Guerra. Também estava presente o articulador do programa na região, o vice-prefeito de Barbacena, Edson Rezende.
No caso de Alto Rio Doce, o novo recurso será empregado no Hospital local, para custeios referentes ao Samu, porém, o dinheiro será liberado somente quando o atendimento do Samu começar a ser realizado, o que depende ainda da conclusão das obras do Centro de Regulação, que ficará em Barbacena e vai atender no telefone 192.
A Unidade do Samu de Alto Rio Doce beneficiará os vizinhos Cipotânea, Senhora dos Remédios e Desterro do Melo. Enquanto o projeto não entra em operação, vem acontecendo treinamento de funcionários municipais da Saúde, que trabalham em Unidades Básicas e nos Hospitais, através do chamado Sistema Manchester (Classificação de Risco no Serviço de Urgência e Emergência). Nos dias 30 e 31 de agosto aconteceu a Oficina da Urgência e Emergência do Samu, em Barbacena.
O recurso que será liberado pelo Estado já estava previsto no projeto. Em entrevista ao jornal Monitor Regional, em março, o médico Edson Rezende destacou: “haverá melhoria nos hospitais chamados de pequeno porte”.

Prefeita Maria de Lourdes e o secretário Antonio Jorge Souza Marques

 

©2011 Monitor Regional | Template otimizado por Mauro Santana.CAPELANEWS