21.11.09

REGIÃO NO TRAVESSIA


ESTADO EM PARCERIA COM MUNICÍPIOS

Melhorar a qualidade de vida da população de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Com este objetivo o governo do Estado criou, em 2008, o Projeto Travessia, que é coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, com atuação nas áreas de saneamento, intervenções urbanas, saúde, capacitação profissional e construção de moradias. No mês passado, foi lançada a nova fase do Travessia, com a inclusão de mais 70 cidades no projeto. Entre os novos municípios, que vão receber ações conjuntas em 2010, dois são da região: Cipotânea e Senhora dos Remédios.
Cidade que recebeu o título de “Capital do Artesanato em Palha”, Cipotânea já montou uma equipe para fazer o levantamento das principais áreas a serem beneficiadas com o Travessia. Porém, o foco da administração está voltado, principalmente, para ações junto ao artesanato, atividade a qual está ligada cerca de 70% da população do município.
— Com ações em todas as áreas, a expectativa é melhorar a qualidade de vida da população. Vamos ter assim um diagnóstico do município e, como já temos o artesanato, queremos dar uma atenção especial aos artesãos. Queremos dar uma melhor condição de trabalho a estes profissionais. Apesar do sucesso do artesanato local, os trabalhadores daqui acabam não ganhando o dinheiro que merecem. Vamos buscar cursos e valorizar cada vez mais os artesãos de Cipotânea — explicou a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Cirlene Francisca Santana Pereira Custódio, que, ao lado do prefeito Luiz Moreira Pedrosa, já trabalha visando as ações, no município, do Travessia.
Em Senhora dos Remédios, a expectativa do município integrar o projeto em 2010 já havia sido anunciada no final do mês de agosto, quando a prefeita Sônia Milagres e o vice Dirceu Passos receberam, em uma reunião política, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho, responsável pela pasta que coordena o Travessia.
— A partir de um plano de articulação, vamos fazer o levantamento nas comunidades das principais carências e depois isto será passado para os responsáveis pelo Travessia. Aí, vamos aguardar, para ver em que áreas poderemos ser beneficiados. Mas, é certo que vamos buscar ajuda em todas as áreas, sem exceção — explicou a prefeita Sônia Milagres.

 

©2011 Monitor Regional | Template otimizado por Mauro Santana.CAPELANEWS