21.11.09

MINAS E A PRESIDÊNCIA

NOMES DO ESTADO

No próximo 15 de novembro, o Brasil vai completar 120 anos de República. Neste período, 30 presidentes governaram o país. De Minas Gerais, saíram cinco presidentes. Porém, o Estado teve ainda Tancredo Neves eleito, mas ele morreu antes de assumir o cargo, e contou também com Itamar Franco, que assumiu o governo após o impeachment de Fernando Collor. Ele foi criado na cidade mineira de Juiz de Fora.
Tancredo Neves foi o mineiro em que o povo mais confiou para dar rumo ao Brasil. Apesar de não ter sido eleito através do voto direito, ele era a esperança depois de um longo período de ditadura militar. Tancredo não chegou a governar o Brasil, mas passados mais de 20 anos, seu neto Aécio Neves, hoje governador de Minas, é nome cotado para concorrer à Presidência da República.
Atual governador de Minas, Aécio Neves anunciou no último mês de julho que em abril do próximo ano deixa o governo do Estado para se candidatar. Ele disputa com José Serra o direito de ser o candidato do PSDB nas eleições de 2010. Analistas políticos acreditam que se Aécio não conseguir a vaga de candidato tucano à Presidência, ele irá tentar uma vaga no Senado Federal.
A história de mineiros na Presidência da República começou com Afonso Pena, que nasceu em Santa Bárbara. Ele governou o país de 1906 a 1909. Venceslau Brás, que nasceu em São Caetano da Vargem Grande, hoje Brasópolis, governou o Brasil entre 1914 e 1918. Em seu lugar assumiu Delfim Moreira, nascido em Cristina, que ficou no poder até 1919.
No período de 1922 a 1926 esteve no pode Artur Bernardes, que nasceu em Viçosa. O último mineiro no poder foi Juscelino Kubits-chek, que, de 1956 a 1951, foi o presidente do Brasil.

 

©2011 Monitor Regional | Template otimizado por Mauro Santana.CAPELANEWS