13.2.11

METAS CUMPRIDAS NO SAÚDE EM CASA

Alto Rio Doce alcançou as metas previstas do Projeto Estruturador Saúde em Casa. A Secretaria Municipal de Saúde assinou um Termo de Compromisso com a Secretaria Estadual de Saúde, em 31 de agosto de 2009 que tem como objetivo a adesão ao projeto visando melhoria da qualidade da Atenção Primária à Saúde.
Com o Termo de Compromisso, o município se comprometeu a executar as ações conforme pactuação de resultados e cumprimento de metas específicas para Atenção Primária à Saúde. Com as metas cumpridas, Alto Rio Doce está habilitado a gozar de todos os benefícios disponibilizados pelo Projeto.
No período avaliado, de julho de 2009 a junho de 2010, os indicadores foram: Cobertura Populacional da Estratégia Saúde da Família; % de recém nascidos com cobertura de 7 ou mais consultas pré-natal; Cobertura vacinal por tetravalente em menores de 1 ano de idade; Razão de exames citopatológico cérvico-vaginais na faixa etária de 25 a 59 anos em relação à população-alvo.
— É muito importante alcançar este índice e com este resultado aproveito para parabenizar todos profissionais das Equipes de Saúde da Família — destacou a secretária municipal de Saúde, Cacilda Guerra de Araújo.
Olhar Brasil — As Equipes de Saúde da Família de Alto Rio Doce estarão desenvolvendo nas escolas municipais nos meses de fevereiro e março, o projeto Olhar Brasil, sob coordenação da enfermeira Flávia Moreira Carneiro, com o objetivo de identificar problemas visuais na população escolar do ensino fundamental e prestar assistência oftalmológica nos casos identificados com erro de refração. Será realizada triagem de acuidade visual em 1030 alunos de rede municipal, nas escolas rurais e urbanas.

NOVO SALÁRIO

Servidores públicos e contratados, secretários municipais, ocupantes de cargos de comissão e pensionistas do município de Senhora dos Remédios terão aumento, com data retroagida a 1º de janeiro, e o reajuste será de 10,57%. A concessão da revisão geral na remuneração foi pedida em caráter de urgência pela Prefeitura e o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade, no último dia 7 de fevereiro, pela Câmara Municipal. Também serão reajustados os proventos da prefeita e do vice-prefeito em 6,46%. Os servidores que recebem mensalmente o correspondente a um salário mínimo ficam excluídos da nova lei, pois já tiveram o aumento junto com o reajuste do salário do Governo Federal. A lei entrará em vigor a partir de sua publicação.
O índice para o cálculo no aumento dos servidores foi baseado no INPC, que em 2010 foi de 6,46%, mas para chegar aos 10,57% foi agregado também o índice de 2009, ano em que não houve reajuste para os servidores, que foi de 4,11%.
A revisão nos subsídios da prefeita e do vice foi menor, porque no ano passado, seus proventos foram revisados, acompanhando o INPC, como determina a Lei.

EM CENA, NO PALCO


No palco e com alegria. Assim será a 1º Mostra de Teatro de Rio Espera, que será realizada na cidade entre os dias 17 e 20 de fevereiro, com a realização dos Grupos Trampolim e Quase Anônimos, tendo apoio da Paróquia Nossa Senhora da Piedade e da Rádio Atual, com patrocínio da Prefeitura.
Como vem acontecendo nos últimos eventos no município, a expectativa é que mais uma vez a cidade receba um grande público. Em 2011, Rio Espera completa 300 anos de existência e 100 anos de emancipação política administrativa.

DIA DE TRABALHO NO LAGISLATIVO REMEDIENSE

Eleita presidente da Câmara Municipal de Senhora dos Remédios em dezembro do ano passado, a vereadora Aparecida de Souza (Cidinha). Única mulher na Casa, presidiu no último dia 7 de fevereiro sua primeira sessão à frente do Legislativo Remediense. E a reunião foi bastante movimentada com a discussão e votação de cinco projetos de lei, sendo três encaminhados pelo Executivo e dois do próprio Legislativo. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade. Ao lado de Cidinha na mesa diretora, estão o vice Marcos César Machaco e secretário Luiz Alípio da Silva, que assume o posto na próxima sessão, marcada para 21 de fevereiro.
O primeiro Projeto de Lei em discussão foi 001/2011, que autorizou o Executivo a criar o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e instituir o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), em Senhora dos Remédios.
Depois foi a vez de ser discutido e em seguida aprovado o Projeto de Lei 002/2011, que “Autoriza ao Poder Executivo do município de Senhora dos Remédios a promover doação às Associações de Escola de Samba Unidos da Chatuba, Unidos da Horta e Unidos do Campestre. Cada entidade receberá R$ 4 mil para ajuda no custeio do Carnaval.
Também encaminhado pelo Executivo, o Projeto de Lei 003/2011 foi o que teve maior destaque em discussão, com os vereadores mostrando seus pontos a favor e contra em debate, com o valor do reajuste sendo o ponto principal. Mas, o projeto foi aprovado por unanimidade e autoriza o “Executivo conceder revisão geral sobre a remuneração dos servidores públicos do município, subsídios dos secretários municipais, da prefeita e do vice, dos ocupantes de cargos em comissão, dos proventos e pensões”. A base para o cálculo de aumento foi do INPC, que em 2010 ficou em 6,46%.
Já o Projeto de Lei 004/2011 autorizou o Legislativo a conceder reajuste de vencimentos aos funcionários da Câmara Municipal. Porém, com uma emenda, excluindo quem recebe mensalmente um salário mínimo, visto que este já teve aumento pelo governo federal.
Por fim, o Projeto de Lei 005/2011 permitiu ao Legislativo a atualização da remuneração dos Agentes Políticos em 6,46%, tendo também como base o INPC.
Escolhas — Durante a sessão, ficaram também definidas as Comissões Permanentes. Na Comissão de Constituição e Justiça: Pedro Cirilo do Vale, Ivair Pinto da Silva, Luiz Carlos de Souza. Na de Redação: Gilberto Adriano Dornelas, José Antônio Coelho de Carvalho e José Roberto Pinto.

OBRAS APÓS AS CHUVAS


Com a mudança em seu curso, o que ocorreu há mais de seis anos, próximo à ponte na chegada a Vitorinos, o rio Brejaúba passou a oferecer risco a construção. A água, que antes fazia uma curva e assim chegava de frente à ponte, passou a chegar pelo lado, provocando assim erosão, próximo à construção. A Secretaria de Obras de Alto Rio Doce iniciou um trabalho no local, na tentativa de voltar o rio para seu curso normal.
Com as chuvas, o local que sempre foi conhecido pelas cheias, acaba ficando mais perigoso. Com a ação da Secretaria de Obras, a expectativa é de melhoras, com a água voltando a seu curso, porém, o trabalho acaba sendo complicado pela dificuldade de acesso ao ponto da mudança, uma vez que o local passou por mais uma enchente no último mês de janeiro.
E a Secretaria de Obras esteve em ação também na estrada que liga a sede do município a Valverde. Foi feita a drenagem no morro no acesso à fazenda o Dr. Antônio e a reforma da ponte do Venuti. Teve ainda a construção de bueiros em Valverde, um na antiga fábrica de queijo e outro na saída para Mercês.

POSSE NA ASSEMBLEIA DE MINAS


Em solenidade realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (foto Alair Vieira/ALMG), no dia 1º de fevereiro, foram empossados os 77 deputados estaduais para da 17a Legislatura. A reunião também representou a instalação da legislatura e marcou o início do ano de trabalhos legislativos, com a realização da primeira sessão legislativa.
Mais velho entre os eleitos do legislativo mineiro, o deputado Hely Tarqüínio (PV) foi quem conduziu a cerimônia, que contou com as presenças das autoridades mais importantes do Estado, como o governador em exercício Alberto Pinto Coelho e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Renato Santos Costa.
A abertura da cerimônia foi marcada pela entrada das bandeiras do Brasil e também de Minas Gerais, conduzidas por cadetes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Após a execução do Hino Nacional, o deputado Hely Tarqüínio leu e assinou o seu compromisso de posse, em seguida, um a um, os deputados eleitos em 2010 e diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) foram chamados a prestar o juramento constitucional e assinar o termo de posse.

MOTOS E JEEPS EM RIO ESPERA



Mais de 200 motos e de 50 Jeeps. Foi recebendo todas estas máquinas que Rio Espera foi o palco do 1° Trilhão de Jeeps e Motos. O evento, realizado nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, foi sucesso total de público e contou ainda com apoio da Prefeitura. A idealização e organização foram de Marcelo do Dito, Meio Quilo, Alexandre, Claudinei do Dé, Chico do Wilson, Cristiano, Márcio, Manoel, com o Jeep Clube de Barbacena e Os Pereças.
A festa começou com chegada dos jeepeiros, na sexta-feira, dia 21, sendo que nesta mesma noite aconteceu o show com a dupla Wedson e Welinton. No sábado, dia 22, as máquinas foram enfrentar barro e poeira. Mais de 50 Jeeps participaram do trilhão. À noite, ainda teve o show com a Banda Subtema. No domingo, dia 23, foi a vez das motos, com mais 200 motoqueiros acelerando por trilhas no município de Rio Espera.
O prefeito de Rio Espera, Luiz Moreira, além do apoio ao evento através da Prefeitura, fez questão de estar presente e ver de perto as máquinas em ação.

UM CENÁRIO DE DESTRUIÇÃO


A tragédia provocada pelas chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro no mês de janeiro continua sendo assunto nos órgãos de imprensa não só no Brasil em várias partes do Mundo, mesmo quase um mês depois do acontecido, sempre com imagens registradas à época, mas que ainda chocam pela destruição. A maior tragédia natural em terras brasileiras já contabiliza, segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, um total de 872 mortos, sendo que 294 pessoas ainda estão desaparecidas.
No meio de tanta destruição, a imagem de algumas capelas que ficaram de pé, chama a atenção. Pároco em Teresópolis, Padre Alan divulgou fotos de que como ficaram algumas comunidades naquela região. Em meio às pedras e a lama, a capelinha de São Sebastião, na Posse, foi uma das que ficaram de pé.
— Chama atenção a sobrevivência de três capelas que se sobressaem diante da catastrófica paisagem desoladora. A capelinha de São Sebastião (Posse) que roda o mundo inteiro, e as capelas de N. Sra. da Paz (Caleme) e Nossa Senhora Aparecida (Campo Grande), comunidades que não existem mais... Diante da dor e destruição, a casa da Mãe permanece intacta e nos remonta o Evangelho de São João: “junto a Cruz de Jesus, estava sua Mãe, de pé” — conta Padre Alan.

 

©2011 Monitor Regional | Template otimizado por Mauro Santana.CAPELANEWS