12.12.10

PREFEITA MARIA DE LOURDES COM A CNM EM BRASÍLIA


O ano de 2010 está chegando ao fim, mas a economia ainda sente reflexos da crise de 2009. E, em busca de mais recursos, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizou no mês passado uma mobilização em Brasília. A prefeita de Alto Rio Doce, Maria de Lourdes, esteve presente ao evento, que teve como um dos pontos principais a luta pelo aumento do Fundo de Participação Municipal (FPM).
Os prefeitos voltaram de Brasília com a promessa de um aumento de 1% no recurso do FPM para os próximos meses. É com este recurso do Fundo que muitos municípios sobrevivem, principalmente os pequenos, como é o caso de Alto Rio Doce.
— Muitos municípios têm passado dificuldades, pois o FPM sofreu redução em 2009 e não acompanhou a volta da economia ao rumo certo em 2010. Alto Rio Doce depende deste recurso. Espero que o aumento deste recurso aconteça, pois precisamos dele para trabalhar — lembrou a prefeita Maria de Lourdes.

SENHORA DOS REMÉDIOS E SEUS 57 ANOS


Uma história que começou com o sonho de um grupo de 50 homens e que no dia 12 de dezembro completa 57 anos. Este é o município de Senhora dos Remédios, que era distrito de Barbacena, mas conseguiu sua emancipação em 12 de dezembro de 1953 junto ao governo de Minas, quando o Estado tinha como administrador um dos mais famosos políticos do Brasil, Juscelino Kubstchek de Oliveira, que depois veio se eleger presidente da República.
No ano de 1954, o município foi administrado pelo Senhor José Isaias de Carvalho, que era de Belo Horizonte e foi designado pelo governo do Estado. Em 1955, foi realizada a primeira eleição, com o Senhor José Paulo de Assis sendo eleito o primeiro prefeito de Senhora dos Remédios.
E na história de 57 anos de Senhora dos Remédios está a prefeita Sônia Milagres. Em seu segundo mandato, Sônia foi a primeira e única mulher a ser eleita prefeita no município.
Senhora dos Remédios tem registrado grande crescimento e grande força de sua economia vem do campo. Com 10.200 habitantes, o município tem 75% da população vivendo na zona rural, com predominância de pecuária de leite e agricultura de subsistência.
Outro fator que contribui para o crescimento do município, que possui uma área de 237km², é o fato da cidade ser privilegiada pela posição geográfica, ficando a 180 quilômetros da capital Belo Horizonte e a apenas 28 quilômetros de uma das principais rodovias do país, a BR-040.

NASCIMENTO DO MENINO JESUS


A expectativa pela chegada do Natal já toma conta da maioria da população. E nesta data que o comércio mais vende, porém, o 25 de dezembro está entre as principais dos católicos, pois seria o dia do nascimento de Jesus. E, para marcar a data, uma tradição, seguida também na região, é a montagem de presépios. Eles representam o nascimento do Menino Jesus na gruta de Belém.
Em Vitorinos, João Miranda é uma das pessoas que seguem a tradição da montagem de presépio. Ele segue o costume deixado por seus pais, já falecidos, Zezé e Ubaldina, que estavam sempre ligados a ações da Igreja Católica, montando o presépio todos os anos na sala de sua casa. São mais de 200 peças, algumas feitas artesanalmente de barro e que antes ficavam na casa de sua mãe. O presépio na casa de João é visto todos anos por muitas pessoas, inclusive com professores levando alunos para entender um pouco mais da história do Menino Jesus.

JEEPS E MOTOS


Adrenalina não vai faltar. É o que está prometendo os organizadores do 1º Trilhão de Jeeps e Motos de Rio Espera. O evento promete agitar não só a cidade, mas também municípios vizinhos do dia 21 ao 23 de janeiro de 2011. Além do som dos veículos, os três dias terão de shows musicais em Rio Espera.

FUTEBOL EM VITORINOS

Após ser anunciado com exclusividade, em outubro, pelo jornal Monitor Regional, o Campeonato de Futebol de Vitorinos vai mesmo ser realizado no início do próximo ano. A comissão organizadora já definiu que a competição, que deixou de ser realizada nos últimos anos, mas sempre foi tradicional na região, vai começar no último domingo de janeiro de 2011.
A expectativa é que o Campeonato conte com a presença de oito clubes, que devem jogar com 1º e 2º quadros, somando assim 16 times.
Algumas equipes já confirmaram presença na competição: Rio Espera, Alto Rio Doce, Remediense, Senra e o Fluminense de Vitorinos. Os próximos times que estarão na competição serão definidos até o final deste ano.

MORADORES DEIXAM ÁREA DE RISCO


Com as fortes chuvas do último mês em Alto Rio Doce, algumas famílias, na rua Primeiro de Maio, no Jardim dos Croatas, tiveram suas residências danificadas e com risco de desabamento. Desta forma, a Prefeitura retirou as famílias das casas e está pagando aluguel para elas, enquanto estuda uma forma para construir outras moradias, que serão destinadas a estas pessoas que tiveram que antes residiam em área de risco.
As duas famílias passaram por momentos difíceis quando a enxurrada começou a entrar em suas residências. As chuvas danificaram a estrutura de três das quatro residências construídas no terreno.
Além desta ação, a Prefeitura também está monitorando outras áreas, um vez que durante o período de chuva o risco de desabamento aumenta e o município conta com várias construções em áreas de morros.

CARDEAL DE CAPELA NOVA - DOM RAYMUNDO

Nascido em Capela Nova, Dom Raymundo Damasceno Assis foi nomeado Cardeal pelo Papa Bento XVI. Ele participou, no último dia 20 de novembro, da cerimônia onde recebeu do Papa o anel de Cardeal, no Vaticano. Dom Raymundo é atualmente atual arcebispo de Aparecida e membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e da Pontifícia Comissão para América Latina, na Santa Sé.
Dom Raymundo nasceu em 15 de fevereiro de 1937 em Capela Nova. No ano de 1955, ele entrou para o Seminário Menor na cidade de Mariana, onde cursou o segundo grau. Em 1961 foi para Roma onde cursou filosofia e, em 1965 para a Alemanha, onde acompanhou o Curso Superior de Catequese. Em 19 de março de 1968, ele foi ordenado padre.
Após exercer várias funções, Dom Raymundo foi ordenado Bispo em 15 de setembro de 1986 na Catedral de Nossa Senhora Aparecida, em Brasília. Como Bispo, além dos muitos cargos exercidos, ele ocupou também ao cargo de Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
No dia 20 de outubro de 2010, o Papa Bento XVI anunciou que Dom Raymundo seria Cardel. Com a eleição de Dom Raymundo Damasceno, o Brasil passa a dispor de nove cardeais, dos quais seis são eméritos.
Além das ações junto à Igreja, Dom Raymundo destacou-se também nas letras, sendo eleito membro da Academia Brasiliense de Letras, em novembro de 2003, tomando posse na cadeira 33.

TÍTULO FICA COM O ALTORIODOCENSE


Com futebol convincente, o Altoriodocense venceu o Olimpic, por 1 a 0, gol de Natan, no estádio Santa Tereza, em Barbacena, e ficou com o título do Campeonato Amador da Liga de Barbacena. Ainda no gramado, o ex-jogador e hoje presidente do Altoriodocense, Selminho, dedicou o título a seu pai, Anselmo Mendes de Paiva, que faleceu no mês passado: “Este título, com certeza, é dedicado a ele (Sr. Anselmo)”.
Com a vantagem de ter vencido a primeira partida da decisão por 2 a 1, o Altoriodocense, mesmo jogando fora de casa, partiu par o ataque, com o Olimpic saindo em contra-ataques, mas que não assustavam.
No primeiro tempo, com Felipe, duas vezes na cara do gol, o Altoriodocense teve chances de sair na frente. Dieguinho, em cobrança de falta, também obrigou o goleiro Zeba a salvar o gol do Olimpic.
Na etapa final, Natan, que havia acabado de entrar, aos 22 minutos, recebeu na área e deu um leve toque para fazer o gol do título do Altoriodocense. Com a vantagem no placar foi só administrar.
Além do título, o time do Altoriodocense teve também o artilheiro da competição, o atacante Felipe.

HORA DA LUTA - KARATÊ DE CONTATO


Com apenas nove atletas, mas muita disposição, a Academia Pantera Negra, de Senhora dos Remédios, sob o comando do professor Cristiano Gonçalves Dias, participou, no último dia 28 de novembro, do Campeonato Brasileiro de Karatê de Contato, na cidade Cajamar-SP.
Na disputa com equipes de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia entre outros, a Academia Pantera Negra, terminou a competição na segunda colocação, pelo número de vitórias de lutas vencidas. O atleta mais bem colocado da academia remediense foi Anderson Luciano Bittencourt, com a quarta posição na categoria faixa branca à laranja.
— Vencer é sempre o primeiro objetivo, mas a expectativa é também para conseguir a Bolsa Atleta. Infelizmente não conseguimos desta vez, mas mostramos nossa força, terminando o campeonato em segundo lugar, ficando à frente de academias que levaram um número bem maior de lutadores para o evento — disse o professor Cristiano.
A Prefeitura de Senhora dos Remédios apoiou a Academia Pantera Negra no evento em São Paulo.

 

©2011 Monitor Regional | Template otimizado por Mauro Santana.CAPELANEWS