15.4.11

PROJETO DA COPASA NA CÂMARA DE ALTO RIO DOCE


“Primeiro, eu estou pensando é na saúde da população. Mas, infelizmente, estão transformando este projeto em politicagem”. Assim, a prefeita Maria de Lourdes Moreira classificou a polêmica que virou, na Câmara de Vereadores, com alguns parlamentares levando o assunto para as ruas, o projeto enviado pelo Executivo ao Legislativo pedindo a autorização para ser celebrado acordo entre Município a Copasa.
O projeto, que discute água tratada e rede de esgoto para a população, já esteve em discussão duas vezes na Câmara, mas ainda não foi votado. Na última reunião, dia 7 de abril, o vereador José de Paiva Oliveira pediu vista, algo que já tinha acontecido na reunião anterior, mas com o pedido sendo feito pelo vereador Alcides Barroso Neto.
Na reunião do dia 7 de abril, um técnico da Copasa esteve na Câmara para tentar esclarecer as dúvidas dos vereadores, mas ainda assim, a votação para aprovação ou não ainda não aconteceu.
Em alguns casos, como no distrito de Vitorinos, o vereador Valdomiro Domingos Dias pediu inclusive que a população opinasse através de um abaixo assinado, que teve como resultado a maioria dizendo que não queria mudança. Porém, tem vereador defendendo que fossem realizadas audiências com a população, nos distritos, mostrando como realmente funcionaria a Coposa.
— Estou tentando melhorar. Com a Copasa, a população teria uma água de melhor qualidade. Olhem só o caso de Vitorinos, quantas vezes a bomba responsável pelo abastecimento de água já deu problemas só este ano. E este não é um problema só do meu governo, um problema de agora, pois máquinas quebram e quebravam antes também — lembra a prefeita Maria de Lourdes.
Pelo projeto, a empresa ficaria responsável pela captação de água bruta e por repassar água tratada à população. Também consta a coleta, transporte, tratamento e disposição final de esgotos sanitários, assim como manda as leis ambientais federais.

 

©2011 Monitor Regional | Template otimizado por Mauro Santana.CAPELANEWS