25.10.10

Saúde em destaque em Alto Rio Doce


Entre as prioridades de quase todos os governos está a Saúde. Em Alto Rio Doce não está sendo diferente. Com cerca de 35% da obras já realizadas da Unidade Básica de Saúde (UBS) da sede do município, a Prefeitura agora anuncia também a construção da Farmácia de Minas, que visa a melhoria de infraestrutura do serviço farmacêutico e do acesso da população aos medicamentos.
— A Saúde tem sempre que ter uma atenção especial. E no nosso governo isto está acontecendo e prova disto é a construção desta Unidade Básica de Saúde e, agora, a vinda da Farmácia de Minas para o município — disse a prefeita Maria de Lourdes.
Se a Unidade Básica de Saúde já está em fase de construção, a Farmácia de Minas, que é uma parceria da Prefeitura com a Secretaria de Estado de Saúde, não demora a sair do papel. Foi realizada licitação, que, inclusive já foi homologada, para a contratação de uma empresa especializada para realizar a obra de construção da farmácia básica.

Valorização à Educação


Os servidores da Secretaria de Educação de Senhora dos Remédios foram brindados com um jantar de confraternização em 15 de outubro, dia dedicado ao professor, mas a homenagem feita pela Prefeitura acabou sendo para todos os funcionários do setor.
— A Educação merece sempre atenção especial e não podíamos deixar de homenagear estes profissionais que tanto se dedicam — disse a prefeita Sônia Milagres.
Além dos servidores, a festa contou com a presença de autoridades municipais. Além da prefeita estavam presentes o vice Dirceu Passos e a secretária municipal de Educação, Érica Scaldini.

Alto Rio Doce faz festa para idosos




Verdadeiras tardes de confraternização para a melhor idade. Assim foram as comemorações da Semana do Idoso em Alto Rio Doce. A Prefeitura, através do Cras e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma programação variada para os idosos dos distritos de Arco Verde, Missionário, Abreus, Vitorinos e também para aqueles que moram na sede do município. As equipes do PSF estiveram presentes ao evento, que contou com médico, enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social, além da participação da prefeita Maria de Lourdes.
Arco Verde foi o local escolhido para abrir a programação. No dia 27 de setembro, os idosos do distrito participaram do evento na Escola Municipal Professora Maria Inocência Caldeira Gomes, com palestras, apresentações de alunos da rede municipal e da equipes do Cras, além de lanche e bingo.
No dia 28 de setembro, o evento foi realizado em Missionário, também com apresentações e palestras. Teve ainda desfile, bingo e jantar. No dia seguinte, foi a vez de Abreus também receber a programação, com a presença de alunos do Projovem Adolescente, exercícios para os idosos, desfile, teatro, bingo e lanche.
Vitorinos teve homenagem aos idosos no dia 30 de setembro, também com paltestras, desfile, sorteio e jantar. O encerramento, em 1º de outubro, foi na sede do município, com palestras, apresentação do grupo da Melhor Idade, desfile e lanche, sendo que o último dia teve também a presença de equipes dos distritos.

Horário de Verão no Brasil


Dias maiores e, em consequência, economia de energia. Esta é a meta do horário de verão, que este ano começou no dia 17 de outubro e terá seu fim em 19 de fevereiro de 2011. Mas a mudança acontece somente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Porém, apesar do horário ser adotado há vários anos, na região, algumas pessoas ainda resistem a mudança, principalmente na zona rural.
Utilizado em mais de 30 países, o horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil na década de 1930, no governo de Getúlio Vargas. Naquele ano, o horário vigorou de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932.
Em 1985, após 18 anos sem ser utilizado, o horário de verão foi novamente adotado devido à queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Depois desse período, o horário de verão passou a ocorrer em todos os anos.
Em 2008, um decreto presidencial estabeleceu datas fixas para o início e término do horário de verão brasileiro. A mudança ocorre sempre entre o terceiro domingo de outubro e o terceiro domingo de fevereiro (se coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão será transferido para a semana seguinte).

Futebol em Vitorinos


Tradicional na região, mas há alguns anos sem ser realizado, o Campeonato de Futebol de Vitorinos pode voltar a ser disputado no próximo ano. Uma comissão organizadora já está sendo montada e a expectativa é que a competição possa ser disputada entre janeiro e março de 2011. Equipes da região já estão sendo sondadas sobre a possibilidade de estarem presentes na competição, que, a princípio, contará com oito clubes, porém, ambos representados por dois quadros, o que representaria 16 times na disputa.
O Campeonato de Futebol de Vitorinos começou a ser disputado na década de 1990, ainda no campo antigo do distrito, mas também teve edições no atual campo, quando a disputa chegou a tal ponto que alguns times se reforçaram até mesmo com jogadores profissionais. Atletas como Cláudio Caçapa, atualmente zagueiro do Cruzeiro, e o meia Clayton, que foi revelado pelo Atlético e se destacou na Europa jogando no futebol português pelo Porto, já participaram da competição em Vitorinos ao lado do ex-profissional vitorinense Ricardo Mendes (foto).

 

©2011 Monitor Regional | Template otimizado por Mauro Santana.CAPELANEWS